Movimento de moradia protesta em São Paulo

Cerca de 400 pessoas ligadas à Ocupação Faixa de Gaza, do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST) fizeram uma manifestação nesta segunda-feira (16) em frente à sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano de São Paulo, região central da cidade. Eles reivindicam a inclusão do terreno ocupado no Plano Diretor do Município de São Paulo como Zona Especial de Interesse Social (Zeis).


Foto: Marcelo Camargo/ABr

Segundo a liderança do MTST, a secretaria, que é responsável pela revisão do Plano Diretor, recusou-se a incluir o terreno nessa condição o que impede viabilizar a área para habitação de interesse social. O projeto de alteração do Plano Diretor deve ser enviado esta semana para a Câmara Municipal de São Paulo.

Por volta das 10h30, um pequeno grupo tentou ocupar o prédio da secretaria e houve um princípio de tumulto. Os guardas-civis metropolitanos usaram spray de pimenta para controlar a situação. No momento, a situação é tranquila e os trabalhadores sem teto ocupam o calçadão onde fica a secretaria.

A estimativa do número de manifestantes é da CET.

Fonte: Agência Brasil