CTB debate Lei de Imigração no Brasil em audiência pública

Na última sexta-feira (13), dirigentes da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) participaram de uma audiência pública realizada na procuradoria regional da república para debater a lei de imigração, que vigora no país desde 1980, e será reformulada para adaptar-se às demandas dos estrangeiros.

O encontro reuniu membros da sociedade civil, entidades, pastorais e ativistas que militam sobre os direitos dos migrantes para fazerem suas reivindicações perante a comissão de especialistas do ministério da justiça, que irá ouvir as solicitações para incorporar à proposta do anteprojeto de lei. 

O presidente da Federação Nacional dos Trabalhadores em Transportes Aquaviários e Afins (FNTTAA), Ricardo Ponzi, que participou no encontro destacou que “Nossa preocupação é a degradação da condições sociais que essa mudança venha a favorecer o empresariado, ou seja, favorecer a vinda de estrangeiros em condições degradantes”. O presidente da CTB, Adilson Araújo, também foi prestar seu apoio aos imigrantes.

No país há dois anos, a francesa Jenny Dauvergne, que integra a Associação Nacional dos Estrangeiros e Imigrantes no Brasil (Aneib), conta que foi bem acolhida pelos brasileiros, mas para conseguir a documentação existe muita burocracia.

Outra reivindicação dos imigrantes é o direito de votar e ser votado e também uma anistia geral para os estrangeiros que estão no país de forma irregular. o governo do então presidente Luís Inácio Lula da Silva concedeu uma anistia em 2009, onde cerca de 18 mil estrangeiros receberam autorização de residência permanente no Brasil.

Fonte: Portal CTB