Livro sobre a história de Brasília é lançado na Torre Digital

A história da capital federal é mostrada em textos e imagens no livro “Brasília – Meio Século da Capital do Brasil”, que foi lançado para todo o País, durante evento na Torre de TV Digital, ontem à noite.

“O livro registra a memória da exposição, de mesmo nome, que recentemente esteve em Paris. A ideia é mostrar o projeto de Brasília para todo o mundo”, explicou Danielle Athayde, curadora da exposição e coordenadora do livro, que foi a sua tese de mestrado.

Além de registrar a exposição, vista por 180 mil pessoas em sete países (Índia, Espanha, Chile, Argentina, Portugal, França e Brasil), o livro, patrocinado pela Petrobrás e Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap), dedica capítulos a figuras históricas da capital, como Juscelino Kubitschek e Oscar Niemeyer.

“Essa publicação é um referencial para quem ama, vive e estuda a história de Brasília, e é um legado da arte, política e cultura da capital”, elogiou o governador Agnelo Queiroz, que estava presente no lançamento.

O livro, de 256 páginas, terá exemplares doados a escolas públicas, está disponível nos idiomas francês e português, e reúne desde imagens de maquetes, croquis e pinturas a fotografias de momentos históricos da construção de Brasília.

Durante a solenidade, o jornalista Silvestre Gorgulho, um dos autores da publicação, apresentou a entrega de prêmios aos que contribuíram com a produção do livro e sua exposição no exterior.

“A previsão é que o próximo local da exposição seja em Berlim, na Alemanha, para mostrar a cultura da capital em mais um local do mundo”, disse.

Entre os que receberam o prêmio estava Agnelo Queiroz; o diretor da Petrobrás, Samuel Magalhães; o presidente da Terracap, Abdon Henrique; e o presidente do Oi, Carlos Alberto Cidade.

Também estiveram presentes no evento o vice-governador Tadeu Filippelli, os secretários de Ciência e Tecnologia, Glauco Rojas; de Desenvolvimento Econômico, Gutemberg Uchôa; da Assessoria Internacional, Odilon Frazão; além de diplomatas de vários países.