Chefe da ONU recomenda redução das tropas no Haiti

O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, recomendou nesta terça-feira (20) que a presença de tropas no Haiti seja reduzida em 15%. Além disso, ele também propôs a realização de um exame para averiguar se a operação de manutenção da paz continua sendo a melhor maneira de apoio ao país. Até junho de 2014, ele propõe que a força militar passe a contar com 5.021 membros, frente a 6.270 que estão atualmente na região.

Entidades de direitos humanos do Haiti denunciam que o surto de cólera foi iniciado pelas tropas da ONU

Em um relatório do conselho de Segurança, Ban Ki-moon afirma que pretende manter conversações com o governo do Haiti e outras nações "para explorar o melhor caminho para a ONU continuar a contribuir para uma maior estabilidade e desenvolvimento do país."

O secretário-geral da ONU afirmou que pretende debater a substituição da missão de paz no Haiti por uma missão de assistência menor, mais focada em 2016. As resoluções para o novo modelo de missão devem ser detalhadas em um reunião prevista para março de 2014.

Em entrevista ao Portal Vermelho durante a realização do 19º Foro de São Paulo, Joseph Pierre Lamothe, integrante do partido Konbit Travayè Peyizan Pou Libere Ayiti (Kontrapepla), Associação dos Trabalhadores Campesinos para Liberar o Haiti, no crioulo haitiano, afirmou que a Minustah tem como único objetivo, apesar de seu mandato de “assegurar um ambiente estável” (uma definição abrangente que inclui diversos programas, desde o treinamento das forças de segurança até a construção de infraestruturas), velar pela proteção do governo contra movimentos opostos.

“O nome, em si, precisa ser analisado: estabilizar o quê, no Haiti?”, pergunta Lamothe; “deveriam estabilizar a saúde, a alimentação, a educação, a infraestrutura, mas estão lá apenas para manter um governo no poder”, afirma.

Diversos movimentos haitianos e internacionais pedem a saída imedita da Minustah do país caribenho.

Da Redação do Vermelho,
com informações da Associated Press