Plenária em Olinda lança teses do 13º Congresso

Nesta quinta-feira (08), o Comitê Municipal do PCdoB de Olinda reuniu militantes no Auditório da Faculdade AESO Barros Melo para apresentação e debate dos principais pontos das teses que serão discutidas durante o 13º Congresso Nacional do Partido.

A reunião foi dirigida pelo presidente do Partido em Olinda, Luciano Moura, o qual contou com a participação assídua de aproximadamente 250 militantes que lotaram o auditório. A mesa foi formada pelo dirigente partidário e secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Marcelino Granja que apresentou o documento com as teses, o presidente estadual, Alanir Cardoso que comentou sobre a conjuntura atual e os desafios do PCdoB e a deputada federal Luciana Santos que atualizou o quadro político nacional com ênfase nas propostas de reformas contidas nas teses. Por fim, Luciano Moura falou sobre a cidade de Olinda e seus investimentos.

De acordo com Alanir Cardoso, a reunião baseou-se nos dois principais pontos que serão abordados no 13º Congresso e que a militância deve aprofundar a sua participação. O primeiro é a importância do debate sobre plataforma da política atual, e dentro desse tema, conceituar alguns objetivos para o Partido, principalmente o de repassar as teses em questão, retratando a experiência dos dez anos do atual governo federal que já demonstrou ter compromisso com a população. E o segundo ponto, que está intimamente ligado ao primeiro, é observar que o Brasil está experimentando grandes conquistas em meio a um momento de crises que vem se espalhando por todo o mundo. Ao final da plenária acrescentou que: “Acredito que resultado desta reunião foi muito positivo porque contamos com a participação de uma militância muito animada e interessada em se aprofundar no debate. Olinda tem uma forte representação partidária porque é formada por grandes líderes, por isso, acreditamos que foi um importante ponto de partida diante do que ainda vamos desenvolver até a plenária final do 13º Congresso”.

13º Congresso

Na apresentação do documento, Marcelino Granja, esclareceu as pautas do 13º Congresso Nacional do partido. “São dois temas atualíssimos, o primeiro, um balanço dos dez anos do ciclo político iniciado pelo ex-presidente Lula. Claro que para um partido como o nosso que se esforça para, além de analisar, se propor e agir como partido político intervindo na realidade política para modificá-la é balanço e perspectiva. Portanto, é uma atualização do PCdoB sobre a situação política do País, mas ao invés de ser uma análise puramente conjuntural do momento, apesar desse momento atual ser muito importante e peculiar é uma análise da situação vendo o que aconteceu e a sua perspectiva. Portanto, é uma análise dialética das circunstâncias políticas que o Brasil vive desde 2003 até agora, marcado inclusive por acontecimentos políticos importantes que precisam ser analisados à luz desse ciclo político iniciado pelo presidente Lula em 2003 e apontando perspectivas”, destacou.

O segundo ponto da pauta do congresso é uma análise, um balanço e também perspectivas da crise do sistema capitalista que se instalou na economia mundial a partir da Europa, dos Estados Unidos e do Japão em 2008 e se prolonga até hoje. “O PCdoB tem uma análise sobre a natureza e o porquê dessa crise, quais são seus elementos centrais e logicamente as conseqüências de ordem política e teórica para a formulação da luta do PCdoB de agora em diante. Portanto, é um congresso centrado na política e voltado para a análise da realidade concreta, uma busca de interpretar os fatos correntes à luz de um processo político e histórico concreto que nós estamos vivenciando”, esclareceu Marcelino.

Participação da militância de Olinda

De acordo com o presidente do PCdoB em Olinda, Luciano Moura, no processo inicial de mobilização da Conferência foram realizadas plenárias com os quadros dos 03 Comitês Distritais da 10ª, 100ª e 117ª Zonas Eleitorais e do Comitê Institucional (Prefeitura e Câmara de Vereadores) reunindo 180 pessoas. Em todas as plenárias foi feito um nivelamento do quadro político em curso, apresentado o plano de trabalho e metas para a Conferência municipal e breve abordagem sobre as teses que foram lançadas em evento específico.

Objetivos

O Comitê Municipal de Olinda definiu como meta para o processo reunir 2.000 militantes em 40 Assembléias de Base e 04 Plenárias de Militantes com Jovens, Mulheres, Terreiros e da Diversidade e reunir sua Comissão Política quinzenalmente e o Secretariado semanalmente durante o processo da Conferência, além de filiar 1.000 novos militantes. A Conferência Municipal será no dia 22 de setembro, no auditório da Faculdade AESO Barros Melo, com cerca de 400 delegados.

Do Recife,
Elaine de Paula, com informações do site do PCdoB-Recife.