Coreia Popular: Nunca esqueceremos a solidariedade do PCdoB

O embaixador da República Popular Democrática da Coreia (RPDC) Ri Hwa Gun no Brasil despede-se do país depois de ter passado quatro anos desenvolvendo intensa atividade diplomática em prol do fortalecimento das relações entre a RPDC e o Brasil e entre o Partido do Trabalho da Coreia (PTC) e os partidos progressistas brasileiros. Nesta quinta-feira (25), o diplomata coreano foi apresentar suas despedidas ao Partido Comunista do Brasil.

Ri Hwa Gun, embaixador da RPDC - Mariana Viel

Ri Hwa Gun foi recebido na sede nacional do PCdoB pelo presidente nacional, Renato Rabelo, o secretário de Relações Internacionais, Ricardo Abreu, e o secretário de Comunicação, José Reinaldo Carvalho. “Transmito ao presidente Rabelo as saudações fraternais do líder do povo coreano, Kim Jong Un”, disse no início da amistosa conversação que manteve com os dirigentes comunistas brasileiros.

O embaixador coreano agradeceu ao PCdoB pelo apoio que recebeu em sua missão. “Os dirigentes do PCdoB tudo fizeram para reforçar as relações entre os dois países e partidos. Sem o seu apoio, a minha missão no Brasil não teria alcançado êxito. Ri Hwa Gun agradeceu pelas cartas de felicitação enviadas ao PTC nas datas comemorativas de episódios da história da RPDC e fez questão de assinalar que o partido não esquece a expressão de condolências por motivo da morte do líder Kim Jong Il, em dezembro de 2011.

O representante da RPDC no Brasil valorizou a indeclinável solidariedade do PCdoB ao povo coreano, ao PTC e à sua liderança. “Apesar das manobras e pressões do imperialismo, o PCdoB nos apoiou a partir de posições internacionalistas. Nunca esqueceremos o apoio e a solidariedade do PCdoB”, asseverou, lembrando ainda o papel do Portal Vermelho na difusão de notícias, análises e opiniões sobre as posições do governo da RPDC e do PTC, assim como os êxitos do povo coreano na defesa do país e na construção do socialismo.

Por seu turno, o presidente do PCdoB, Renato Rabelo, garantiu que “como sempre brindaremos a solidariedade dos comunistas brasileiros ao povo coreano”.

Renato ressaltou o valor da luta que o povo da RPDC, sob a liderança de Kim Jong Un, desenvolve contra o imperialismo norte-americano, “inimigo comum dos nossos povos e dos povos de todo o mundo”. O dirigente comunista brasileiro assinalou a importância do combate da RPDC contra as provocações e intervenções na Península Coreana, região estratégica onde os Estados Unidos mantêm milhares de soldados. Segundo Renato, “o esforço do povo coreano, sob a liderança de Kim Jong Un, tem papel destacado na frente da luta anti-imperialista”. Na análise do líder do PCdoB, “o imperialismo continua fabricando tensões e fazendo provocações contra a RPDC, por isso damos nosso decidido apoio à justa luta do povo coreano”.

Rabelo destacou ainda que os comunistas da RPDC contam com o apoio dos seus camaradas brasileiros nos esforços pela industrialização do país, a defesa nacional, a reunificação da pátria e a consolidação do socialismo. E assegurou o empenho do PCdoB para fortalecer e aprofundar as relações de amizade e cooperação entre o PCdoB e o PTC.

Da Redação do Vermelho