Esquerda paraguaia propõe lei para democratizar comunicação 

A esquerda paraguaia iniciou um processo de debate nacional de um projeto de lei que democratize os meios de comunicação e evite seu monopólio por alguns empresários, segundo foi informado nesta segunda-feira (22).

Legisladores membros da Frente Guaçu, coalizão de partidos e organizações sociais, deram o primeiro passo para esse objetivo durante uma conversa com jornalistas, proprietários de empresas jornalísticas, intelectuais e movimentos sociais.

Trata-se de uma proposta que será apresentada ao Parlamento, mas buscam que ela seja respaldada por um movimento popular e discutida previamente com a população, segundo explicou o senador Hugo Ritcher, porta-voz da Frente.

Uma equipe designada pela direção da entidade política encontra-se atualmente recolhendo experiências e critérios para incluí-los na proposta a ser discutida no Senado da nação mediterrânea.

Após a conclusão desse passo, o debate no Congresso deve ser levado seriamente, evitando distorções, pois não se busca limitar a liberdade de expressão, senão democratizar a propriedade dos meios no país, afirmou Ritcher.

A intenção é estabelecer um marco regulamentar que permita o acesso à imprensa de diferentes setores e vozes da sociedade, combatendo desta maneira tanto o monopólio como o oligopólio, presentes atualmente nesse setor.

O anúncio da Frente coincidiu com um agressivo editorial do jornal paraguaio ABC Color, porta-voz de setores da direita, pronunciando-se contra outro projeto sobre a imprensa, defendido por deputados do Partido Colorado, sigla de Horacio Cartes, que assumirá o poder no próximo dia 15 de agosto.

Fonte: Prensa Latina