Presidenta Dilma visita o Ceará nesta quinta-feira (18)
A Presidenta Dilma Rousseff participará, nesta quinta-feira (18/07), da inauguração das Estações Chico da Silva e José de Alencar da Linha Sul do Metrô de Fortaleza. Na oportunidade, Dilma também assinará a ordem de serviço de início das Obras do Cinturão das Águas do Ceará (CAC). O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE) integra a Comitiva Oficial que ainda participa da formatura de 2.300 alunos do Pronatec.
Publicado 17/07/2013 10:11 | Editado 04/03/2020 16:28
A linha Sul do metrô de Fortaleza, com percurso total de 24,1 quilômetros, faz parte do sistema metroferroviário que está sendo implantado no Ceará, juntamente com a Linha Oeste (que futuramente será remodelada para metrô), Linha Leste (que ligará o Centro a Edson Queiroz), Ramal VLT Parangaba-Mucuripe, Metrô do Cariri e Metrô de Sobral. Segundo o Governo do Estado do Ceará, a Linha Sul funciona da estação Carlito Benevides, em Pacatuba, até a estação São Benedito, localizada no Centro de Fortaleza.
A Estação José de Alencar é a penúltima parada do trajeto. O acesso para a estação subterrânea será pelas ruas Guilherme Rocha e Liberato Barroso. Com o início da operação comercial e a integração plena, a previsão é que este seja o ponto mais movimentado de toda a linha, transportando cerca de 120 mil pessoas por dia.
A última estação, nomeada Chico da Silva, terá maior movimentação quando se converter à estação Central, na qual será feita a integração com a Linha Leste, que atualmente está em processo licitatório, e com a Linha Oeste, que posteriormente será reformulada para o sistema de metrô. As entradas para a plataforma também subterrânea será pelo cruzamento entre a Rua Padre Mororó e a Rua Castro e Silva.
Cinturão das Águas
O Projeto Cinturão das Águas do Ceará (CAC) prevê a criação de um grande sistema gravitário de canais para a condução das águas do Rio São Francisco para a 93% do território cearense, inclusive para as regiões mais secas do Estado, bem como para aquelas de potencial turístico e econômico. De acordo com o projeto, o Cinturão de Águas começa no Município de Jati, por onde chegarão as águas do Rio São Francisco ao Ceará, e se estenderá por 160 quilômetros até Cariús, dentro de uma vazão pré-estimada entre 25 e 30 metros cúbicos por segundo, levando água para uma das regiões mais secas do Sertão dos Inhamuns. O canal principal segue o entorno da Chapada do Araripe, no sentido leste-oeste, para depois, com diretriz sul-norte, atravessar as bacias do Alto Jaguaribe e Poti-Parnaíba, vindo a atingir a bacia hidrográfica do Rio Acaraú, que começa um pouco a montante da cidade de Tamboril, totalizando cerca de 545 quilômetros.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)