Inflação na Rússia supera indicadores da União Europeia
Os custos de produtos da cesta básica na Rússia quase dobraram entre janeiro e maio em relação aos indicadores da União Europeia (UE), segundo relatório do Comitê Nacional de Estatísticas (Rosstat).
Publicado 26/06/2013 19:07
Nas redes comerciais russas, os alimentos tiveram durante os primeiros cinco meses de 2013 um aumento de 3,9%, frente aos 1,9% registrado no bloco europeu.
Segundo um relatório recente da Rosstat, a inflação desses produtos cresceu 1,1 ponto percentual em maio, enquanto que na UE o aumento foi de 0,7.
Na Rússia, as estações de inverno e primavera geram um grande salto inflacionário, devido, em particular, ao aumento no preço de vegetais e frutas. De janeiro a maio, os vegetais ficaram 36% mais caros e as frutas 5,2%, constatou a fonte.
Produtos como pão, farinha, açúcar, mel, chocolate e compotas sofreram também aumento nos preços. A inflação em maio subiu 0,7 pontos percentuais, e em cinco meses acumulou 3,1%, indicou a Rosstat.
O presidente Vladimir Pútin adiantou na semana passada que o ritmo da inflação diminuirá no segundo semestre. Segundo projeções do Banco Central, o indicador deve fechar o ano ao redor de 5 ou 6%.
Fonte: Prensa Latina