Equador procura especificar acordo comercial com a União Europeia

O Equador procura especificar um acordo comercial com a União Europeia (UE) caracterizada pelo respeito mútuo, a soberania e o entendimento, assegurou a chancelaria.

"Dialogaremos com pragmatismo, mente aberta, dignidade e soberania, escutaremos, mas também proporemos iniciativas em cada tema", disse o vice-ministro de Relações Exteriores, Marco Albuja.

Uma delegação equatoriana viajou a Bruxelas, onde Albuja, que lidera a comitiva, realçou os objetivos e conquistas mais significativas da Revolução Cidadã enquadrados no Plano Nacional de Bem Estar.

Destacou a melhoria da qualidade de vida da população, o respeito pelos direitos da natureza, o fortalecimento da identidade nacional, a garantia de um trabalho estável, o impulso da integração latino-americana, a vigência dos direitos e a justiça.

Também falou do estabelecimento de um sistema econômico social, solidário e sustentável e a construção de um Estado para o Bem Estar.

"No Equador vive-se uma nova etapa e o que queremos é uma relação com a União Europeia consciente, de ganhar-ganhar que podemos ter entre nosso país e a UE", destacou o representante.

Por sua vez, o diretor executivo para as Américas da UE, Christian Leffler, considerou importante estabelecer um diálogo aberto e franco. "Devemos obter maior entendimento para reduzir a brecha e aumentar o respeito mútuo", afirmou.

Fonte: Prensa Latina