Mobilização que toma as ruas do país remete à atividade artística
As manifestações são o assunto do momento no Brasil. Os movimentos fazem parte da história do país há tempos, entretanto, há algumas semanas eclodiram em passeatas massivas. As manifestações começaram em São Paulo com a bandeira da redução da tarifa do transporte coletivo e d isseminaram-se pelas redes sociais ocupando às ruas no resto do país.
Publicado 20/06/2013 12:19
Os olhares de artistas para mobilizações políticas, apesar de estarem direcionados, agora, para cá, não são novidade. Ao longo dos anos, por meio de discos, filmes, como Uma história de amor e fúria (Luiz Bolognesi), ou livros, a luta por direitos civis e conquistas sociais marcou — e continua a marcar — presença nas mais distintas formas de arte.
Este movimento tem apoio declarado da comunidade artística e até mesmo de estrelas internacionais, como a cantora Cat Power e Tom Morello, guitarrista da banda Rage Against The Machine.
O Correio Braziliense relembra algumas das expressões artísticas que versam sobre os protestos populares. Confira, nesta página, exemplos de obras que argumentam, pensam e interpretam o tema, e formam um verdadeiro manifesto.
Rebeldia artística
A arte acima é obra do inglês Banksy, célebre artista conhecido pelas imagens em grafite estampadas nos muros públicos de cidades como Bristol e Londres, na Inglaterra; e Jerusalém, em Israel. As intervenções transparecem uma nítida oposição aos conceitos de autoridade e poder, e primam pela criativa forma de protesto.
Fonte: Correio Braziliense