Valente: Democratizar a mídia significa radicalizar a democracia

‘Com o objetivo de democratizar os meios de comunicação e assim aprofundar a democracia, esta em curso, em todo o Brasil, uma campanha de coleta de assinaturas para a validação de um Projeto de Inciativa Popular para uma Comunicação Democrática (PlipCom). Essa campanha é coordenada por entidades que compõem a frente "Para Expressar a Liberdade". 

Rádio Vermelho produziu um especial no qual intelectuais, parlamentares e lideranças dos movimentos sociais explicam o que significa democratizar os meios de comunicação no Brasil. Nesta edição, transmitiremos entrevista com o deputado federal Ivan Valente (PSOL/SP).

Para o parlamentar a importância de se elaborar o PL em relação a essa matéria e destacou que além das 1,5 milhão de assinaturas necessárias para o encaminhamento da proposta é preciso também buscar o apoio os parlamentares que representam os partidos que tem compromisso com o aprofundamento da democracia, criando assim um base ampla e que esteja preparada para a disputa no Congresso. 

Ouça também:
Luciana Santos: Não podemos mais admitir o monopólio da mídia no Brasil

"Essa iniciativa é uma ótimo oportunidade de colocar na agenda de discussão o tema, visto que ele mexe com interesses poderosos. Por isso, é preciso que vários partidos políticos, bem como entidades da sociedade civil organizada, assumam a tarefa de popularizar a campanha e colher as assinaturas", explicou o parlamentar.

Sobre os setores que defendem que regulamentar e censurar, o parlamentar afirmou que tal posicionamento é um equívoco e acrescentou que a proposta de iniciativa popular que está em curso não atenta contra os meios de comunicação, pelo contrário, ela contribuíra para radicalizar a democracia.

Para saber como contribuir com esta luta acesse o portal da campanha Para Expressar a Liberdade e conheça o Projeto de Lei de Iniciativa Popular para uma Comunicação Democrática (PlipCom).

Ouça o especial na íntegra na Rádio Vermelho: