Ceará: CTB realiza encontro estadual e elege nova diretoria
A Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB) realizou, no último final de semana, etapa estadual de seu congresso. Cerca de 300 pessoas, entre delegados e convidados, discutiram os rumos da entidade para os próximos quatro anos. Participaram do encontro representantes de diversos setores como da saúde; asseio; água esgoto e meio ambiente; bancários; justiça federal; trânsito, entre outros. No Ceará, a CTB reúne cerca de 40 sindicatos em todo o estado.
Publicado 17/06/2013 10:50 | Editado 04/03/2020 16:28
O encontro começou na noite da última sexta-feira (14), com a realização do ato político e a leitura do regimento. Já no sábado (15), foram realizadas as discussões que abordaram temas como assédio moral e saúde do trabalhador. Ainda durante o congresso estadual, foi apresentado um balanço da atual gestão e discutido um plano de lutas da CTB para os próximos quatro anos, além da eleição da nova diretoria da entidade, que cumprirá mandato de agosto de 2013 a agosto 2017.
A chapa unitária liderada pelo sindicalista Luciano Simplício foi aclamada e eleita por unanimidade. A nova diretoria reúne lideranças de todos os segmentos de trabalhadores que compõem a entidade. Com o slogan “Unir para lutar”, a nova diretoria reforça que a Central é autônoma e independente. “O Partido que manda na CTB é o da classe trabalhadora. Nosso objetivo é avançar nas mudanças com unidade e valorização do trabalho”, ratifica Simplício.
Segundo o novo presidente da CTB no Ceará, o desafio da entidade é consolidar de vez a Central no meio da classe trabalhadora. “Para isso, estaremos presentes nas mobilizações e lutas junto à classe em todo o Ceará, quer seja na capital ou no interior; quer a luta seja no setor público ou privado. Também iremos nos aliar mais a outras centrais para, juntos, defendermos bandeiras unificadas como a redução da jornada de trabalho, o fim do fator previdenciário e a reforma agrária”, defende Luciano.
O Congresso Nacional da CTB será realizado nos dias 22, 23 e 24 de agosto, em São Paulo.
De Fortaleza,
Carolina Campos