Ministro lança edital de licitação da Barragem Fronteiras
O ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, lançará o edital de licitação da Barragem Fronteiras, nesta sexta-feira (14/06), em Alto Santo, durante a inauguração da Barragem Figueiredo. Participarão da solenidade o governador do Ceará, Cid Gomes, o senador Inácio Arruda (PCdoB) e o diretor-geral do DNOCS, Emerson Fernandes.
Publicado 14/06/2013 10:27 | Editado 04/03/2020 16:28
O projeto de construção da Barragem Lago de Fronteiras, em Crateús, foi incluído no Programa de Aceleração do Crescimento – PAC II, em 2010, com articulação do senador Inácio Arruda. A barragem, situada no rio Poti, deverá acumular, de acordo com o seu projeto básico, 744 milhões de metro cúbico de água e tem como finalidades o controle de enchentes, o reforço do abastecimento d’água da sede do município de Crateús e irrigação, beneficiando uma população de aproximadamente 120.000 pessoas. O senador Inácio Arruda esteve várias vezes visitando o local onde será construída a barragem Lago de Fronteiras, localizada a 30 quilômetros de Crateús, no distrito de Ibiapaba.
A construção da barragem de Fronteiras é uma reivindicação antiga da população da região de Crateús. “A construção da barragem é de extrema importância, pois vai levar abastecimento d’água para 40% da população urbana de Crateús, irrigação de 6.000 hectares, dos quais 800 ha encontram-se implantados e sem água, em estágio de abandono e a perenização do rio Poti com 0,5 metros cúbicos por segundo”, destacou o senador Inácio Arruda.
“Recebemos em clima de muita euforia a inclusão no PAC II desta obra (Barragem do Lago de Fronteiras), que representa para os sertões de Crateús uma nova perspectiva de estabilidade hídrica, geração de emprego e renda e controle das cheias no estado vizinho e irmão, o Piauí. Em nossa opinião, Crateús terá duas fazes: uma antes e outra após a construção do lago. Obrigado senador do Ceará, Inácio Arruda. Obrigada toda a bancada federal do Ceará”, afirmou o prefeito de Crateús, Carlos Felipe.
Cronologia
2004 – O então deputado federal Inácio Arruda apresenta emenda individual ao Orçamento Geral da União, no valor de R$ 60 mil, para serem aplicados no projeto da barragem Lago de Fronteiras;
2007– O projeto da barragem Lago de Fronteira é incluída no Plano Plurianual (Lei n° 11.653/2008) para o quadriênio 2008/2011, através de emenda individual do senador Inácio Arruda;
2009 – Senador Inácio Arruda apresenta emenda a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) 2009/2010 alocando recursos para a barragem de Fronteiras, na ação de infraestrutura hídrica;
2010 – Por já ter sido incluída no Plano Plurianual (PPA) e na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o Governo Federal destinou recursos para a construção da barragem no Orçamento Geral da União de 2010.
2013 – O ministro Fernando Bezerra lança edital de licitação para construção da Barragem Fronteiras.
Barragem Figueiredo
A barragem Figueiredo tem capacidade para 520 milhões de m³ e já recebeu 12 milhões de m³ com as chuvas deste ano. A obra do reservatório foi concluída em janeiro deste ano com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). O empreendimento conta também com a construção de 120 casas para reassentamento da população beneficiada, já entregues com escola, posto de saúde e creche.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)