Saúde: João Ananias defende financiamento permanente
O deputado federal João Ananias (PCdoB-CE) participou nesta quarta-feira (12/06), de audiência pública nas comissões de Seguridade Social, Constituição e Justiça, Educação e Relações Exteriores da Câmara, que contou com a presença do Ministro da Saúde, Alexandre Padilha. Durante o encontro, o parlamentar disse que o problema da saúde pública do País é a falta de recursos e que a solução passa por um financiamento permanente.
Publicado 13/06/2013 10:02 | Editado 04/03/2020 16:28
Já o Ministro Padilha falou sobre os planos do ministério de atrair médicos estrangeiros para suprir a falta de profissionais no País. Ele afirmou que o assunto não pode ser “tabu” no Brasil e que a prática já é adotada em países como Estados Unidos, Canadá e Austrália.
Segundo o Ministério da Saúde, o Brasil tem atualmente 1,8 médicos para cada mil habitantes, índice abaixo de outros latino-americanos como Argentina (3,2) e México (2). Para chegar a média de 2,7 médicos por mil habitantes registrada na Inglaterra, que possui um sistema de saúde público e universal que inspirou o SUS, o País precisaria ter hoje mais 168.424 médicos.
Fonte: Assessoria do deputado federal João Ananias (PCdoB-CE)