Governo e Prefeitura de Crateús debatem ações contra a seca
O prefeito de Crateús, Carlos Felipe (PCdoB-CE), participou de reunião com o governador Cid Gomes, representantes da COGERH, SOHIDRA e Procuradoria Geral do Estado, para tratar da transposição das águas do açude Flor do Campo para a cidade de Crateús. A reunião solicitada pela o promotor de justiça, Rafael Pessoa, contou com a presença do prefeito de Novo Oriente, Godofredo Lima, dos deputados estaduais Lula Morais e Nenen Coelho, e ainda do presidente da Câmara de Crateús, Adairton Carvalho.
Publicado 12/06/2013 09:51 | Editado 04/03/2020 16:28
Em mais de duas horas de reunião foi apresentado detalhadamente o plano da COGERH para a transposição das águas. “O governador ouviu todas as ponderações e respondeu as dúvidas do Ministério Público, ressaltando sua preocupação com o município de Crateús. Foram deliberadas, dentre outras ações, que a COGERH fará um novo estudo para construção de um sistema de adutora em alguns pontos do percurso objetivando evitar ao máximo a perca de água entre as cidades,” destacou Carlos Felipe.
O gestor ainda citou o esforço que o governador tem feito para que o DNCOS publique o edital do Açude Fronteiras, que junto com o Cinturão das Águas, será a solução definitiva para segurança hídrica da região. “Diante da leniência do DNOCS, que ainda não conseguiu lançar o edital da obra, o governador Cid Gomes acenou com a possibilidade de o Estado assumir a construção, sendo necessário um entendimento entre o Governo Federal e Estadual. O governador se comprometeu em cobrar pessoalmente o DNOCS para que o edital da obra seja lançado o mais rápido possível”, acrescentou.
Fonte: Prefeitura de Crateús