Paim destaca construção coletiva e avanços da educação no Brasil
Em pronunciamento no Plenário, nesta quarta-feira (29), o senador Paulo Paim (PT-RS) fez uma análise dos principais avanços na educação no Brasil nos últimos dez anos. Para o parlamentar, a "construção coletiva" executada pelo governo e o Congresso vem permitindo a melhoria dos padrões nacionais e "pavimentando o caminho" para a obtenção de resultados cada vez melhores.
Publicado 30/05/2013 10:53
"Independentemente de linhas ideológicas ou colorações partidárias, tenho certeza que todos temos a percepção de que somente conseguiremos atingir o nível de desenvolvimento com que tanto sonhamos se elegermos a educação como prioridade das prioridades", afirmou.
A começar pela educação infantil, o senador apontou que a taxa de atendimento às crianças em creches, que era menos de 10% no ano 2000, já ultrapassa os 23%. Ou seja, um crescimento de mais de 100%. Já na pré-escola, no mesmo período, o número de matrículas pulou de 51% para 80%.
Ainda para a melhoria dos indicadores, segundo Paim, o lançamento do Programa Brasil Carinhoso, em outubro de 2012, elevou em 50% os recursos para as matrículas em creches de crianças de zero a três anos.
"Estou convencido de que seguiremos trabalhando juntos, Congresso e Governo Federal, em benefício da educação. Chegaremos à situação ideal: aquela em que, a cada brasileira e a cada brasileiro, sejam dadas todas as condições, no campo instrucional, de desenvolver plenamente todo o potencial", concluiu.
Fonte: Agência Senado