Caixa nega que erro tenha provocado antecipação do Bolsa Família
O presidente da Caixa Econômica Federal, Jorge Hereda, negou nesta segunda-feira (27) que erros no sistema da instituição tenham provocado a liberação antecipada do pagamento do Bolsa Família. Segundo ele, o banco não informou antes a antecipação da data de saques devido a uma imprecisão de informações.
Publicado 28/05/2013 10:36
“A Caixa não mentiu. Tivemos uma informação equivocada com relação à data em que se abriu o sistema [de pagamento]. Foi uma informação imprecisa da Caixa, mas essa imprecisão só se justifica pelo momento que estávamos vivendo”, declarou Hereda.
O presidente negou ter ocorrido erro no sistema de pagamento do banco. Ele explicou que a instituição alterou o sistema de pagamento no dia 17 por causa da atualização do sistema de cadastro de informações sociais do governo federal, que fornece um número personalizado para cada cidadão inscrito em qualquer programa social da União. Em atualização desde março, o novo sistema substituiu o cadastro anterior, em vigor desde julho de 2000.
De acordo com o presidente da Caixa, o banco identificou 692 mil beneficiários com mais de um número no novo cadastro. Para impedir que essas famílias ficassem sem receber o Bolsa Família, por causa dos dois números de inscrição, a Caixa decidiu liberar o saque antecipado, sem informar aos beneficiários.
“O cartão é associado a um número de NIS [número de identificação social]. Como os números adicionais foram cancelados, isso poderia criar um transtorno para as famílias que teriam o dia de pagamento alterado. Então decidimos liberar o calendário”, explicou Hereda.
Ele ressaltou ainda que a decisão foi técnica e operacional, sem envolver o Conselho Diretor da Caixa. Segundo o presidente, o banco não pôde avisar as famílias com antecedência porque só soube do problema no dia em que rodou a folha de pagamentos.
Pela versão oficial do banco, a atualização do cadastro pelo qual estão registrados os beneficiários dos programas sociais do governo federal, conhecido como NIS (Número de Identificação Social), iniciada em março e implementada em maio, era necessária para impedir que a duplicidade de registro abrisse espaço para fraudes. Esse cadastro tem mais de 200 milhões de inscritos. O banco liberou todos os pagamentos fora do calendário estipulado para evitar que 692 mil famílias que tinham mais de um NIS e recebem o Bolsa Família ficassem sem o benefício.
Hereda disse que o problema poderia ser maior caso as pessoas tivessem ido receber e ficassem sem o dinheiro. Ele pediu desculpas, porém, pela imprecisão da comunicação do banco estatal.
Só a partir das 13h do sábado (18) verificou-se uma anormalidade nos saques. Ao fim do dia, foram constados 408 mil saques no primeiro sábado de maio, ante 243 mil do primeiro sábado de abril.
A Caixa ainda argumenta que decidiu liberar o benefício para todos porque o histórico de comportamento dos pagamentos nos últimos meses aponta que de 20% a 30% dos beneficiários não sacam o dinheiro no primeiro dia.
Hereda negou que as famílias tenham recebido duplo benefício. “Não tivemos erro de sistema. A renovação do sistema do NIS não tem nada a ver com o sistema do pagamento do Bolsa Família. Pagamos todo mundo na folha. Ninguém recebeu mais do que tinha previsto nem deixou de receber”, ressaltou.
Somente a Caixa e a equipe técnica do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) sabiam que o pagamento seria antecipado. Quando questionado sobre como essa informação poderia ter vazado, ele disse que essa investigação cabe à Polícia Federal.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou que a Polícia Federal abra inquérito para apurar a origem do boato sobre a suspensão do Programa Bolsa Família, segundo o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS).
Com agências