Cúpula de ministros da Rússia e Celac se reúne em Moscou
O vice-ministro de Relações Exteriores,Serguei Ryabkov, confirmou, na segunda-feira (13), um encontro de chanceleres da Rússia e da troika ampliada da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac), para o dia 29 de maio, em Moscou.
Publicado 14/05/2013 13:18
A reunião de ministros contará com a participação de Cuba – presidente pró-tempore – Chile, Costa Rica e Haiti, informou o vice-chanceler durante sua intervenção nas reuniões parlamentares dedicadas às prioridades da Rússia nas relações com a América Latina e o Caribe.
Ryabkov disse que, como resultado do encontro, serão emitidos documentos conjuntos que refletirão "os enfoques de nossos países para os problemas contemporâneo de ordem mundial e da agenda internacional".
Trabalhamos de maneira exitosa com nossos sócios da América Latina considerando as prioridades da política exterior da Rússia, inclusive medidas de transparência no desenvolvimento espacial, na segurança internacional e no aperfeiçoamento do sistema de órgãos dos direitos humanos.
O diplomata remitiu à declaração assinada pelos presidentes da Rússia, Vladimir Putin; e pela presidenta do Brasil, Dilma Russeff, no dia 14 de dezembro de 2012, refirmando a política de nossos países de não permitir que se desenvolva um processo de armamento do espaço sideral, sublinhou.
Hoje, expressou, é um dos resultados mais importantes de nossos esforços comuns, e Ryabkov demonstrou ter confiança em que o resto dos países latino-americanos não permitirão uma corrida armamentista e de militarização do espaço.
Destacou, assim mesmo, o apoio consolidado de uma série de estados da região a uma resolução russa na ONU contra a glorificação do nazismo.
De acordo com o embaixador cubano na Rússia, Emilio Lozada, o encontro de ministros da troika da Celac em Moscou dará continuidade à primeira reunião, realizada em setembro de 2012, em Nova York, um sinal claro de que nossas relações avançam de acordo ao interesse mútuo de desenvolvê-las e ampliar a todos os âmbitos, sublinhou o diplomata.
Fonte: Prensa Latina