Inácio Arruda saúda vitória brasileira na OMC
O líder da bancada do PCdoB, Inácio Arruda (CE) saudou, na Tribuna do Senado na última terça-feira (07), a eleição do embaixador brasileiro Roberto Azevedo para presidente da Organização Mundial do Comércio (OMC). “Hoje é um dia especial, pois mostra o protagonismo do nosso país e daqueles que estão na relação Sul-Sul”, afirmou o parlamentar.
Publicado 08/05/2013 10:21 | Editado 04/03/2020 16:28
Após citar os compromissos assumidos pelo novo presidente da OMC, o senador lembrou que a presidenta Dilma Rousseff havia lançado a candidatura brasileira no ano passado e destacou o papel do embaixador Ruy Carlos Pereira e do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, na campanha de Roberto Azevedo.
“A eleição ocorreu em dois turnos. Em 25 de abril, passamos para o segundo turno e agora vencemos. A vitória de Roberto Azevedo mostra o papel dos países que estão se destacando, no Brics, no G-20 e na própria OMC. Reflete prestígio do Brasil, as qualidades pessoais do embaixador Roberto Azevedo e da presidenta Dilma”, considerou o parlamentar cearense.
Na opinião de Inácio Arruda, Roberto Azevedo vai revitalizar a OMC, retomar seu papel negociador. “A paralisia é um risco, pois favorece ações unilaterais. O Brasil tem posição confortável, que se refletiu no resultado eleitoral, com apoio de todos os continentes. Seu mandato vai refletir os interesses de que as relações comerciais entre as nações se desenvolvam em bases de diálogo e colaboração mútua. Vamos cumprir um grande mandato e estaremos no Senado apoiando o nosso embaixador”.
O líder comunista acredita que jogaremos “papel de vanguarda na OMC para que, não só o Brasil, mas também países da África e os que estão em dificuldades na Europa e outras regiões do planeta tenham ascensão no comércio mundial. Todo o êxito ao nosso embaixador nesta importantíssima missão”, finalizou.
Fonte: Assessoria do senador Inácio Arruda (PCdoB-CE)