Senado colombiano realiza 1º encontro sobre processos de paz
Para debater sobre os alcances dos processos de paz na Colômbia, nesta terça-feira (7), o Senado colombiano receberá os ex-guerrilheiros do Movimento 19 de abril (M-19), do Exército Popular de Libertação e o Movimento Quintín Leme. O encontro que se realizará no Capitólio Nacional, é liderado pelo presidente do Senado, Roy Barreras e pela Comissão de Paz do Senado.
Publicado 07/05/2013 16:05
Trata-se do “primeiro encontro sobre os processos de paz exitosos na Colômbia”, um espaço de reflexão e análise sobre as eleições, acertos e desacertos que deles se derivam e contribuem para o atual processo de paz liderado pelo presidente Juan Manuel Santos.
Leia também:
Colômbia retoma mesa de propostas populares para fim do conflito
A participação política no marco de um acordo de paz, a inclusão social, segurança e proteção dos ex-guerrilheiros, o papel na reparação das vitimas, serão alguns dos temas de debate. O prefeito de Bogotá, Gustavo Petro, ex-militante da força insurgente M-19 e seus ex-companheiros de luta Antonio Navarro e Gloria Quinceno, figuram na lista de participantes junto a ex-representantes do Partido Revolucionário dos Trabalhadores e as Corrente da Renovação Socialista.
O grupo guerrilheiro e o governo de Juan Manuel Santos retomaram este semana em Havana o diálogo para tentar colocar fim ao conflito armado colombiano, um processo que entrou no 8º ciclo de conversas com o objetivo de encerrar o debate sobre a terra – primeiro ponto da agenda de negociação.
Esta é a quarta tentativo de diálogo nos últimos 30 anos das Farc, após os fracassos com os governos de Belisario Betancour (1982-1986), César Gaviria (1990-1994) e Andrés Pastrana (1998-2002). As conversas entre ambas parte ocorrem em Havana desde novembro de 2012 com o ex-vice-presidnete Humberto de la Calle e o comandante Iván Márquez, como líderes das delegações.
Fórum pela Paz na Colômbia
Em apoio ao processo de paz que ocorre naquele país, desde o início dos diálogos entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo de Juan Manuel Santos, será realizado em Porto Alegre, nos dias 24, 25 e 26 de maio, o Fórum pela Paz na Colômbia, no evento são esperadas lideranças de vários países da América Latina.
Outras informações acesse: http://forumpelapaznacolombia.blogspot.com.br/
Com TeleSur
Acompanhe o especial do Vermelho sobre os Diálogos de Paz