Iniciado seminário sobre Plano Diretor de Florianópolis
Tema será abordado em mais dois eventos
Publicado 02/05/2013 16:58 | Editado 04/03/2020 17:14
No dia 24 de abril aconteceu o primeiro seminário promovido pela Fundação Maurício Grabois que busca construir uma opinião avançada e unificada sobre os vários aspectos da cidade de Florianópolis e capacitar a militância acerca das diretrizes do Estatuto das Cidades e questões urbanas. A série “Seminário Pensando Florianópolis. A Cidade Que Queremos” tem pelo menos mais duas etapas. A próxima acontece no dia 16 de maio.
No primeiro encontro a deputada estadual e presidente estadual do PCdoB, Ângela Albino, destacou que “discutir o plano diretor é disputar a cidade de Florianópolis. É disputar os espaços da cidade”. Já o vereador Ricardo Vieira reforçou a importância do debate principalmente no momento em que a Câmara de Vereadores de Florianópolis se prepara para receber a proposta de um Plano Diretor elaborado pela Prefeitura Municipal.
A abertura do seminário foi realizada pelo presidente do Diretório Municipal, Jucélio Paladini. Na sequência aconteceu o painel Estatuto das Cidades onde os trabalhos se concentraram em conhecer os princípios e as diretrizes desse documento. A atividade foi coordenada pela suplente de vereador e especialista em gestão urbana e políticas públicas, Beatriz Cardoso.
Quem não pode participar da primeira etapa pode se inscrever para as outras duas. Além do dia 16, está previsto um terceiro encontro no dia 25 de maio. As inscrições podem ser feitas através do telefone (48) 3364 4865 ou pelo e-mail pcdobsc@gmail.com.
No dia 16 de maio o seminário prossegue tendo como tema “O Processo de Elaboração do Novo Plano Diretor” de Florianópolis. O primeiro painelista será o ex-presidente do Instituto de Planejamento de Florianópolis – IPUF – e delegado da Polícia Federal, Ildo Rosa, que apresentará o “Histórico do processo do Plano Diretor Participativo – PDP -, visão do Poder Público, dificuldades”.
Na sequência teremos o representante distrital de Ratones no Plano Diretor de Florianópolis, engenheiro Flávio Demori que falará da “Visão da comunidade e os principais conflitos”. Já o arquiteto urbanista, Edson Catoni, abordará a “Metodologia do Plano Diretor Participativo, suas polêmicas e as experiências de outras cidades”. O último painelista será o arquiteto e professor da UFSC e diretor de planejamento do IPUF, Eduardo Castels, que tratará das “Perspectivas e visão da atuação da direção sobre o plano diretor”.
O Seminário Pensando Florianópolis. A Cidade que Queremos se encerra no dia 25 de maio com o debate Construindo Diretrizes Sobre a Cidade que Queremos, com a sistematização e encaminhamentos.