Pomar qualifica como exitosa reunião do Foro de São Paulo em Cuba

"A reunião do Grupo de Trabalho do Foro de São Paulo foi exitosa", declarou Valter Pomar, secretário executivo deste grupo de partidos e movimentos sociais da América Latina e Caribe, que se reuniram em Havana desde a segunda-feira (29). 

Valter Pomar

Pomar, que é membro da direção nacional do Partido dos Trabalhadores (PT), disse que a declaração de Havana aponta os perigos que provoca a profunda e perigosa crise do capitalismo e as ameaças contra os processos de transformação na região. 

Leia também: 
Foro de São Paulo defende unidade para mudanças na AL

O secretário executivo do Foro apontou que a América Latina ressente os impactos da crise capitalista, mas a maioria dos governos, que são progressistas e de esquerda, se recusam a descarregar sobre seu povos políticas de austeridade.

Ele indicou que o texto rechaça as ameaças contra o caminho adotado pela América Latina e Caribe. “Continuar este caminho e derrotar as ameaças exige a mais profunda unidade dos governos, movimentos sociais, partidos e governos progressistas e de esquerda”, sublinhou. 

Pomar explicou que a reunião foi convocada para reafirmar a vocação unitária, assim como para preparar o 19º Encontro do Foro, que ocorrerá de 31 de julho a 4 de agosto em São Paulo. O evento cumpriu sua tarefa, disse, tivemos muita informação sobre os processos que ocorrem em Cuba e a respeito da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac). 

 O dirigente informou ainda que o Grupo de Trabalho aprovará uma resolução sobre as eleições de 24 de novembro em Honduras, que qualificou de momento muito importante para recuperar um governo eleito pelo povo e derrotado por um golpe de Estado.

Com Prensa Latina