Natal: Retração de investimentos da Petrobras é tema de audiência
A Câmara Municipal de Natal realiza na manhã desta sexta-feira (19) uma audiência pública para debater “a atual situação de investimentos da Petrobras no Rio Grande do Norte”. O debate foi proposto pelo vereador George Câmara (PCdoB) e ocorrerá no plenário da casa. O objetivo da audiência é o de identificar causas, dimensionar efeitos e propor alternativas de enfrentamento para o problema do desemprego no setor petrolífero do Rio Grande do Norte.
Publicado 18/04/2013 17:33
São aguardadas as presenças de diretores do Sindicato dos Petroleiros do RN (Sindipetro/RN) e da Petrobras, além de representantes da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico (SEDEC) e de Entidades de Pesquisa Socioeconômica como o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese/RN) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE/RN).
Nos dois últimos anos a Petrobras adotou nacionalmente um novo plano de negócios baseado na elevação de investimentos nas áreas marítimas, sem uma previsão de novas aplicações nas atividades em terra, como é o caso do RN. Os efeitos dessa diretriz já se fazem sentir, sobretudo, na região oeste do Estado, com a extinção de milhares de postos de trabalho.
Em terras potiguares, onde somos um dos maiores produtores de petróleo em terra, a diretoria da estatal retraiu os investimentos na prospecção e exploração dos campos terrestres do Estado e priorizou as áreas com produção marítima ou onde o petróleo do Pré-sal foi descoberto. O resultado desta investida em áreas de produção terrestre como é o caso do RN foi a redução do número de trabalhadores diretos, o que ocasionou a não renovação de contratos com empresas terceirizadas provocando a demissão de milhares de trabalhadores e o enfraquecimento da economia regional.
No RN, a companhia vem apenas mantendo sua produção local, ausentando-se de investir nos campos em terra potiguares e passando a investir prioritariamente nos estados do Rio de Janeiro, Espírito Santo e São Paulo, onde se concentra a produção em área marítima, inclusive o petróleo encontrado na camada do Pré-sal. Com isso, surgiu uma verdadeira onda de demissões em massa que já alcançou quase 3 mil desempregados e provocou o esfriamento da economia no Estado.
George defende retomada de investimentos
A desaceleração da atividade petrolífera em nosso Estado tem sido alvo de denúncias do vereador George Câmara (PCdoB). Seja através da participação em debates e atos coletivos ou na proposição de audiências públicas na Câmara Municipal de Natal, o vereador tem buscado alertar a sociedade e envolver os petroleiros na busca por soluções que brequem o desemprego na categoria e o enfraquecimento da economia em nosso Estado.
Para George, o problema é grave e resultante da retirada de investimentos nos campos em terra, passando a Petrobras, a estagnar as atividades no RN e investir maciçamente nos estados onde se concentra a produção em mar, incluindo o petróleo do Pré-Sal. “A Petrobras tem efetuado apenas a manutenção das atividades no Rio Grande do Norte, deixando de lado, os investimentos em nosso Estado”, frisa George.
George defende uma retomada de investimentos, calcada em um programa de desenvolvimento que objetive a prospecção de novos campos petrolíferos. De acordo com o vereador, é preciso, através da mobilização social e dos trabalhadores, denunciar a direção da Petrobras pelos prejuízos que a empresa tem ocasionado não somente à economia do Estado, mas também às inúmeras famílias que tem ou tinham familiares prestando serviços à empresa.
“Propomos também que a empresa, ao contrário do que tem feito, invista em novas tecnologias e pesquisas de exploração para que consigamos encontrar novas reservas de petróleo no RN. Além disso, é fundamental que a Petrobras adquira novas áreas para prospecção e exploração para com isso alavancarmos a produção petrolífera no Estado”, reiterou George.
Fonte: Ascom (PCdoB Natal)