PCdoB-SP debate projeto eleitoral e mobilização para o Congresso

A Comissão Política do PCdoB-SP esteve reunida nesta segunda-feira (8) para iniciar os debates sobre a mobilização da militância para o 13° Congresso Nacional do Partido, que deve ser realizado em novembro, na cidade de São Paulo. Os dirigentes também se debruçaram sobre o atual quadro político e o desenho do projeto eleitoral que será levado às urnas em 2014.

O presidente estadual, vereador Orlando Silva Jr., apresentou a proposta de pauta que norteará as discussões do Congresso. “O tema central do Congresso será refletir sobre o balanço dos 10 anos de construção do governo democrático-popular em âmbito federal. Esta reflexão será feita sob a moldura da crise do capitalismo e as novas formas de luta pelo Socialismo”, afirmou. Entre os dias 3, 4 e 5 de maio, será realizado um seminário nacional do PCdoB para aprofundar o tema.

Ao analisar a conjuntura nacional, Orlando apontou que a presidenta Dilma teve postura pró-ativa na busca de unir a base de apoio ao governo visando 2014, e tem tomado medidas para manter e ampliar a geração de empregos e buscar reaquecer a economia, que ainda sente os efeitos da crise internacional. Neste particular, na visão dos comunistas, ganham especial relevância uma taxa de câmbio que atente aos interesses do país e da indústria nacional e a necessária elevação dos índices de investimentos públicos e privados.

SP: eleger ao menos 3 federais e ampliar a bancada estadual

Sobre a preparação para a disputa ao governo paulista em 2014, o quadro exige envolvimento de todas as forças políticas da base do governo federal no projeto de interromper as quase duas décadas de governos tucanos no estado. Para tanto, o PCdoB-SP pretende iniciar diálogos bilaterais com outras legendas e lideranças, buscando trocar impressões sobre o cenário político estadual e as possibilidades para as próximas eleições.

As prioridades eleitorais do PCdoB-SP para 2014 estão sendo debatidas em consonância com os objetivos nacionais de ampliação da bancada de deputados federais. Os comunistas de São Paulo trabalham por um projeto eleitoral que conquiste ao menos três cadeiras na Câmara dos Deputados. Para contribuir neste esforço, a direção estadual está construindo um chapa própria de deputados estaduais, visando ampliar a bancada comunista na Assembleia Legislativa, dar capilaridade às candidaturas federais e fortalecer o Partido em centenas de municípios.

Leci Brandão reconduzida para líder da bancada na Alesp

A Comissão Política Estadual também referendou a decisão tomada pela bancada de deputados do PCdoB na Assembleia Legislativa, aprovando por unanimidade a recondução de Leci Brandão como líder.

De São Paulo,
Fernando Borgonovi