Dilma analisa projeto para DF ter mais policiais

Já está na mesa da presidente Dilma Rousseff para sanção o projeto de lei que prevê a criação de novas vagas para a Polícia Civil do Distrito Federal. A proposta, que já foi aprovada na Câmara e no Senado, prevê a criação de 3.029 cargos no total.

São 200 vagas para delegados de polícia, 80 para médico legista, 199 para peritos criminais, 495 para escrivão, 55 para papiloscopista, além de 2 mil cargos para agentes de polícia. Segundo o projeto, as novas vagas vão ser ocupadas de forma gradual por meio de concurso público a partir de janeiro de 2014.

A contratação de novos profissionais é uma reivindicação antiga da Polícia Civil, que registra déficits históricos há anos. Atualmente, muitos delegados são responsáveis por mais de uma cidade e os agentes se dividem para dar conta de todas as investigações de crimes.

Hoje a corporação possui cerca de 5.140 profissionais. Ou seja, as novas vagas vão representar um aumento de 58,92% no efetivo, o que vai contribuir com os planos da Secretaria de Segurança Pública de intensificar o policiamento na capital do país e na resolução de crimes. Para se ter uma ideia o número de agentes, por exemplo, vai passar dos atuais 3.649 para 5.649.