Escola Nacional do PCdoB amplia ferramentas de formação
“Em um ano de Congresso é preciso dissecar o Programa Socialista do Partido, desse modo a Escola de Formação focará sua atuação no aprofundamento da inteligência coletiva do PCdoB”, declarou Nereide Saviani, diretora da Escola Nacional de Formação do PCdoB, ao falar sobre a importância da formação em um ano de Congresso.
Joanne Mota, da Rádio Vermelho em São Paulo
Publicado 01/04/2013 14:49
Segundo Nereide (foto ao lado), o Congresso é um momento ímpar na vida partidária, pois é nesse espaço que as bases se reúnem para dar consequência ao princípio do centralismo democrático, que define a linha do Partido com a participação de todos.
A diretora da Escola de Formação lembrou que o elo entre a militância e o Partido é a consciência socialista, e a formação atua justamente no fortalecimento deste elo. “A Formação é um direito dos filiados e o Partido tem o dever de garantí-lo e nós assumimos esse desafio com ampla consciência do nosso dever”.
Na oportunidade, a comunista rememorou o momento em que a escola foi reorganizada. Ela lembrou das várias fases da escola. “Após a chamada grande crise do socialismo houve um processo gradativo para o fortalecimento da Formação do PCdoB. A retomada da escola se configurou como um grande desafio, mas o legado do PCdoB garantiu a base para a consolidação da nossa Escola”, disse.
Nereide ressaltou que o forte apoio dado pelo Partido. Ela classifica que esse apoio é central para que esse projeto se concretize. Hoje, o PCdoB destina de 20% do fundo partidário para a Formação da militância. Ela acrescenta que esse empenho possibilitou a modernização desta área.
“O Partido entendeu a centralidade da Escola na formação dos comunistas. A modernização dos cursos, ou seja, sua disponibilidade no virtual – como é o caso do Curso do Programa Socialista e com Curso (CPS) de Iniciação ao Marxismo-leninismo (Cim) -, é uma forma a mais de garanir que o maior número de companheiros e companheiras tenham acesso ao referencila norteador do PCdoB”, explicou Nereide.
Ainda durante a entrevista, a dirigente comunista conclamou aos secretários e secretárias de formação e demais dirigentes estaduais e municipais, a necessidade de se convocar o Curso do Programa Socialista neste ano. “O CPS é um instrumento privilegiado para reafirmar os históricos compromissos do nosso partido com a classe trabalhadora, a soberania e desenvolvimento nacional e com a luta pela construção de uma pátria socialista bem como da defesa dos povos em luta contra o imperialismo”, reafirmou a dirigente.
De acordo com a Escola de Formação, a partir da primeira quinzena de Abril, o curso de Iniciação ao Marxismo-leninismo (Cim) poderá ser feito em ambiente virtual, com etapa presencial. Mais informações acesse aqui.
Ouça entrevista na íntegra: