Catar assume presidência da Liga Árabe e cimeira já está prevista
O Catar passou a presidir a Liga Árabe (LA) neste sábado (23), no início da reunião de delegados permanentes na entidade, antes do encontro de chanceleres que antecede a cimeira prevista para os próximos dias 26 e 27.
Publicado 23/03/2013 15:15
Desde a celebração da 23ª cimeira, o Iraque era eo país que presidia o órgão árabe, cuja sede permanente está no Cairo, capital do Egito, embora circulem versões sobre o interesse do Catar em acolhê-la.
Os delegados permanentes e altos funcionários têm a tarefa de preparar o encontro de chanceleres, que por sua vez dará os toques preliminares à agenda que os chefes de Estado debaterão.
Na sessão inaugural o embaixador do Catar ante a LA, Said bin Muqaddam al Buainain, sublinhou que o encontro ao mais alto nível se celebra "em momentos nos quais a região árabe é testemunha de acontecimentos políticos que tiveram e têm um enorme impacto nas aspirações dos países árabes para um melhor amanhã e um futuro brilhante".
Fontes do país sede disseram que cerca de 800 jornalistas estrangeiros solicitara acreditação para assistir às sessões do encontro, a maioria das quais serão a portas fechadas, de acordo com o projeto de programa conhecido extraoficialmente.
De maneira oficiosa também falou-se da questão do assento das Síria na organização, solicitado pela chamada Coalizão Nacional, o que pode tornar-se um dos pontos objetos de debate.
Na última reunião de chanceleres, na semana passada, no Cairo, os ministros de Exteriores do Líbano, Iraque e Argélia pronunciaram-se pelo reingresso da Síria na organização regional como fórmula para encontrar uma solução à crise de mais de dois anos no país, cuja condição de membro da LA está suspensa.
De momento, a bandeira síria não aparece entre as demais dos estados árabes que foram colocadas pelas autoridades nas ruas desta rutilante capital como boas-vindas aos que assistirão à reunião.
Fonte: Prensa Latina
Tradução da redação do Vermelho