Bahia ganha mais 665 médicos para o Programa Saúde da Família

A Bahia vai ganhar mais 665 médicos para fortalecer o atendimento no Programa Saúde da Família (PSF), informou o governador Jaques Wagner, no programa Conversa com o Governador desta terça-feira (26/2). Serão contemplados a capital, Salvador, e mais 193 municípios do interior.

Pelos menos 112 dos médicos atenderão nos programas de Salvador e os outros serão divididos entre as 193 cidades. Wagner parabenizou a Secretaria Estadual de Saúde (SESAB), os municípios contemplados, pela conquista, e o Governo Federal, pela iniciativa.

O aumento no quadro de médicos dos PSF´s baianos vem para tentar resolver o problema da falta desses profissionais no Estado. Uma pesquisa feita pelo Conselho Federal de Medicina, em parceria com o Conselho Regional de Medicina de São Paulo, apontou que a Bahia tem menos médicos do que a média nacional.

Enquanto no Brasil são dois profissionais de medicina para cada grupo de mil habitantes, na Bahia a média fica em torno de 1,25/mil. Em outubro do ano passado, eram 18 mil médicos trabalhando, em todo estado.

A pesquisa apontou, também, um problema na distribuição dos profissionais no território baiano. Entre os 18 mil médicos em atuação, cerca de 61% estão concentrados na capital.

A chegada nos novos médicos deverá mudar esse cenário, mas ainda não há previsão de quando eles vão iniciar as atividades no sistema público.

De Salvador,
Erikson Walla