SSA: Comissão de Educação analisa situação dos concursados

Membro da Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o vereador Everaldo Augusto sugeriu como primeira tarefa para o colegiado, instalado na terça (19/02), discutir a questão dos professores concursados aprovados, cuja contratação ainda não saiu. Por conta disso, nesta quinta (21/02), será realizada a audiência pública Concurso Público da Secretaria Municipal de Educação: solucionar o impasse, garantir agilidade e transparência nas convocações, às 9h, no auditório do Edifício Emmerson José.

A proposta é debater sobre a situação de insegurança e desrespeito aos direitos dos aprovados no processo seletivo promovido pela SECULT em 2010. De acordo com Everaldo Augusto, cerca de 2000 profissionais estão nesta situação e até agora a Prefeitura não sinalizou ação positiva para solucionar a pendência.

A insuficiência de profissionais para suprir as necessidades da rede municipal de educação é denunciada diariamente na mídia, bem como a contratação de estagiários como medida emergencial. Diante desse quadro apresentam-se as questões: quem está atuando nas escolas municipais? Quais os impedimentos para que as convocações aconteçam?

Entre os convidados para compor a mesa está o Ministério Público do Trabalho, o Ministério Público do Estado da Bahia, as Secretarias municipais da Fazenda, Gestão e Educação, a APLB Sindicato, a Procuradoria do município, Associação dos concursados.

De Salvador,
Maiana Brito,
com Ascom do vereador Everaldo Augusto