BA: Instituto Mauá oferece cursos gratuitos de artesanato

A partir desta terça-feira (19/02), os interessados em aprender um ofício artesanal já podem se matricular nos cursos oferecidos pelo Instituto Mauá. As capacitações, gratuitas e abertas ao público com idade a partir de 16 anos, estão disponíveis nas modalidades de bordado a mão, bordado a máquina, cerâmica de torno, cerâmica escultórica e tecelagem.

“Não são exigidos conhecimentos técnicos ou qualquer experiência na área”, explica a gerente de Fomento do Instituto Mauá, Ângela Virgens. “O objetivo é expandir a formação artesanal, capacitar novos profissionais e, consequentemente, gerar trabalho e renda”, destacou.

Ao concluir o curso, os alunos tornam-se aptos para se cadastrarem no Instituto e adquirirem a Carteira de Artesão (mediante avaliação prévia da sua produção). Com isso, eles terão o direito de participar das feiras e eventos promovidos pelo órgão, oportunizando vendas e a abertura de novos canais de comercialização.

“Além de valorizar nosso patrimônio cultural, os cursos de artesanato desempenham essa função social de inserção no mercado de trabalho. Por vezes, resgatando a autoestima daqueles que já estavam aposentados e que encontram uma nova forma de incrementar a renda familiar. Ou dos jovens que estão em busca de sua primeira oportunidade”, defendeu Ângela Virgens.

As aulas acontecerão entre os meses de março e novembro deste ano, na unidade do Instituto Mauá no Pelourinho, em Salvador, de duas a três vezes por semana (a depender da modalidade), nos turnos matutino ou vespertino. Cada turma será formada por, no máximo, 20 alunos. As inscrições seguem até 28 de fevereiro, no Mauá-Pelourinho. O início está previsto para 18 de março.

De Salvador,
Ana Emília Ribeiro