4 milhões: Chávez é o segundo líder mais popular do Twitter

Nesta segunda-feira (18), o presidente venezuelano, Hugo Chávez, voltou à Venezuela, de onde seguirá o tratamento para a retirada de um câncer. De sua conta no Twitter entrou em contato com seu povo e anunciou: “Chegamos de novo à Pátria Venezuelana. Obrigada, meu Deus!! Obrigada povo amado!! Aqui continuaremos o tratamento”. Sua conta no microblog rapidamente cresceu e chegou a 4 milhões de seguidores.

Venezuela - Juan Barreto/AFP

Desde abril de 2010 quando abriu sua conta no Twitter, Chávez utiliza a rede social para comunicar-se com a população, desmentir boatos e anunciar medidas. Sua última postagem havia sido feita no dia 1º de novembro.

Leia também:
"Chávez descanse, que o povo te apoia", dizem manifestantes
Fidel a Chávez: Viveremos lutando pela justiça entre os humanos
Chávez retorna à Venezuela: "Obrigado, povo amado!"

Sua conta, a @chavezcandanga, atraiu fãs, oposicionistas e curiosos querendo ver como seus longos discursos e sua inflamada retórica antiamericana funcionavam dentro dos limites de 140 caracteres de cada mensagem no Twitter.

O vice-presidente venezuelano, Nicolas Maduro, observou : "quatro milhões para a história, precisamente no dia em que o nosso comandante Chávez regressou, é o segundo Presidente mais seguido do mundo", depois de Obama, com mais de 27 milhões de seguidores no Twitter, disse.

"Mais d 29 mil nov@s seguidores e seguidoras em 12 horas, para q nosso @chavezcandanga supere os 4 milhões. Aula d liderança mundial!", comemorou em sua conta no microblog o ministro de Ciência e genro do presidente, Jorge Arreaza.

Por volta das 16h00 de Brasília, a conta @chavezcandanga, aberta há quase três anos, superou os quatro milhões, enquanto a hastag "#4MillonesDeAmoresPaChávez" começou a ser divulgada desde cedo, chegando a se posicionar entre uma das principais tendências no Twitter em nível global.

Da Redação do Vermelho,
com agências