SPCOPA  faz vistoria na Arena Corinthians de Itaquera

 A 484 dias para início do Mundial-2014, o Comitê Especial para a Copa do Mundo – SPCOPA realizou, nesta quarta-feira (13/2), uma inspeção oficial na futura Arena Corinthians e no Complexo Viário de Itaquera, na zona leste de São Paulo. Com uma série de obras em andamento, a região se prepara para receber, no próximo ano, a abertura e outros cinco jogos do torneio.

“Temos responsabilidades firmadas junto à Fifa e ao governo federal, mas precisamos olhar também no pós-Copa. Todo o planejamento da Prefeitura para a zona leste deve ir além do Mundial e levar em conta o legado que ficará para o conjunto das comunidades da região”, afirmou a vice-prefeita Nádia Campeão, coordenadora da SPCOPA.

A vistoria teve início com uma apresentação sobre o projeto da Arena Corinthians. A construção, sob responsabilidade da Odebrecht Infraestrutura, registra 63% de avanço físico e emprega 1.840 trabalhadores no canteiro de obras. Com a estrutura do empreendimento praticamente finalizada, a construtora se dedica sobretudo à cobertura e ao acabamento do estádio.

“A arena multiuso que vamos entregar ao Corinthians até dezembro será a única do mundo que preenche todos os requisitos da Fifa para abrir uma Copa do Mundo. Nenhum outro estádio prevê, por exemplo, uma recepção adequada a mais de 4 mil jornalistas”, declarou Antônio Roberto Gavioli, diretor de Contrato da Odebrecht.

A engenheira Antonia Ribeiro Guglielmi, assessora técnica da Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana e Obras (Siurb), apresentou à SPCOPA os detalhes de 28 ações previstas pela Prefeitura para o bairro de Itaquera. Segundo ela, parte das obras que não começaram depende ainda de recursos – mas as intervenções no Complexo Viário, a cargo da Dersa, estão em andamento.

Nádia Campeão informou que, até abril, a SPCOPA pretende definir todos os projetos da gestão para a Copa do Mundo. As secretarias municipais, as subprefeituras e as empresas públicas poderão apresentar propostas, que serão avaliadas pela SPCOPA e pelo prefeito Fernando Haddad. “Para termos um bom controle da execução desses projetos, é importante que 100% das iniciativas estejam bem articuladas ainda neste ano”, disse a vice-prefeita.

Composta por representantes de 19 órgãos da Administração Municipal, a inspeção da SPCOPA contou com a presença dos secretários Luis Fernando Massonetto (Negócios Jurídicos), Leda Maria Paulani (Planejamento, Orçamento e Gestão), Osvaldo Spuri (Infraestrutura Urbana e Obras), Fernando de Mello Franco (Desenvolvimento Urbano), Eliseu Gabriel (Trabalho e Empreendedorismo) e Marianne Pinotti (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida). Também participaram da inspeção o presidente da São Paulo Turismo (SPTuris), Marcelo Rehder, o subprefeito de Itaquera, Guilherme Henrique de Paula e Silva, e a primeira-dama de São Paulo, Ana Estela Haddad.

Assessoria de Comunicação da SPCOPA