Aldo Rebelo assina acordo de cooperação esportiva com Cuba
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo,está em Cuba, onde assinou um acordo de cooperação com o país caribenho na área do esporte. Os representantes dos dois governos criaram um Grupo de Trabalho que se reunirá até 2016. Durante os três dias de visita a Cuba, o ministro terá encontros com autoridades cubanas, visitará universidades, escolas, centros esportivos e terá um encontro com medalhistas olímpicos cubanos. Nesta quarta-feira (13), a delegação brasileira retorna para Brasília.
Publicado 12/02/2013 10:10
As principais áreas alcançadas pelo acordo são educação física e esporte escolar, esportes de alto rendimento, esporte paraolímpico, medicina desportiva, docência, futebol e organização de eventos esportivos.
Aldo afirmou o empenho do Brasil na execução de um programa de atividades para o triênio 2013-2016 em decorrência dos eventos que o país vai sediar – Copa do Mundo de 2014 e Jogos Olímpicos e Paraolímpicos 2016, no Rio de Janeiro.
"A presidenta Dilma Rousseff e o presidente Raul Castro, de Cuba, estão empenhados em aumentar a integração entre os dois países. O Ministério do Esporte, dentro desse esforço, quer empreender uma cooperação maior que traga benefícios ao Brasil e a Cuba", declarou Aldo Rebelo.
Julio Christian Jimenez Molina, presidente do Instituto Nacional de Esportes, Educação Física e Recreação (Inder), representou o governo cubano e oficializou o acordo de cooperação com o Brasil ao lado da comitiva chefiada pelo Ministro do Esporte do Brasil.
O Brasil pretende mandar para Cuba atletas de basquete, ciclismo, lutas associadas, tiro esportivo, judô, taekwondo e halterofilismo. Já Cuba pretende enviar atletas a território brasileiro para incrementar seu basquete, handebol, judô, voleibol e vôlei de praia, inicialmente.
Da Redação em Brasília
Com agências