Perpétua acompanha programa de submarinos nucleares no Brasil

A deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC), que preside a Comissão de Relações Exteriores da Câmara, órgão responsável por acompanhar os projetos estratégicos de Defesa, visitou na última sexta-feira (1º) o Centro Tecnológico da Marinha, em São Paulo, para conhecer as pesquisas no desenvolvimento do Programa Nuclear Brasileiro.

Segundo a parlamentar, o objetivo da visita é ampliar as discussões sobre programa de submarinos nucleares em debate na Comissão. “É importante que o Parlamento acompanhe as ações da Defesa Nacional no desenvolvimento de novas tecnologias e da reorganização e reorientação das Forças Armadas, de modo que estejam preparadas para desempenhar sua missão constitucional de Defesa da pátria no contexto dos riscos e ameaças dos novos tempos", declarou.

A deputada ouviu as explicações sobre o projeto e os pedidos de mais recursos para conclusão do Programa Nuclear da Marinha, que a Marinha vem executando desde 1979. O projeto quer capacitar o País no domínio do ciclo do combustível nuclear, incluindo a confecção do reator nuclear. A primeira parte do propósito – domínio do ciclo do combustível – já foi atingida, restando ainda o esforço de conclusão da segunda parte – a planta nuclear.

A Marinha anuncia que desenvolvidos e concluídos esses dois projetos e logrado êxito na operação dessa planta nuclear, estarão criadas as condições para que, no futuro, havendo uma decisão de governo, seja iniciada à elaboração do projeto e a posterior construção de um submarino com propulsão nuclear, que deverá ser antecedido pelo projeto, construção e avaliação de um submarino convencional nacional. Esse foi o caminho percorrido por todos os países que possuem submarinos nucleares nas suas marinhas.

No final do evento a deputada, a exemplo de outras autoridades que já visitaram o Centro Tecnológico da Marinha, plantou uma muda de árvores em prol de um Brasil mais sustentável. O ex-presidente Lula, a presidenta Dilma Rouseff, presidentes da Câmara e do Senado, entre outras autoridades brasileiras também já plantaram árvores no local.

Da Redação em Brasília
Com informações da Ass. Dep. Perpétua Almeida