Vanessa comemora 10 anos da chegada do PT e aliados ao Planalto
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) registrou nesta terça-feira (5), em discurso em Plenário, que no início deste ano completa 10 anos de chegada ao Palácio do Planalto do PT e demais partidos coligados. Em 2003, o ex-sindicalista Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República pela primeira vez, com apoio do PT, PCdoB, PSB, PDT, PL e PMN.
Publicado 06/02/2013 11:05
“No início deste ano, completaram-se 10 anos desde que um conjunto de forças políticas liderado pelo ex-presidente Lula chegou ao Palácio do Planalto. Não há dúvida de que, de lá para cá, o Brasil tem mudado radicalmente, principalmente porque o novo governo fundamentou sua política no Estado como indutor do desenvolvimento econômico e priorizou as políticas sociais”, disse.
A senadora alertou que, apesar da política econômica exitosa do governo federal nos últimos 10 anos, a crise financeira internacional e a consequente desaceleração econômica em todo o planeta apontam para a necessidade de mais investimentos públicos, para que o país continue crescendo, gerando emprego e renda, diminuindo a exclusão social e as desigualdades regionais.
Por isso, informou a parlamentar, o PCdoB defende um montante mínimo de investimentos públicos da ordem de 25% do Produto Interno Bruto (PIB) em infraestrutura, educação, inovação, ciência, tecnologia, indústria, saneamento, transporte e urbanismo.
Vitórias e conquistas
Além do crescimento econômico e da ênfase social, declarou Vanessa Grazziotin, os dois mandatos de Lula e a atual gestão de Dilma Rousseff aperfeiçoaram as relações externas brasileiras, ampliando parceiros comerciais.
Vanessa Grazziotin disse ainda que os governos de Lula e de Dilma criaram 17 vezes mais empregos que os oito anos da presidência de Fernando Henrique Cardoso (1995-2002). Ela declarou que, desde 2003, mais de 16 milhões de empregos formais foram criados, contra menos de um milhão durante o governo FHC.
Outra vitória apontada pela senadora foi a luta contra a pobreza extrema e a garantir de ascensão social de milhares de brasileiros. Entre 2003 e 2009, disse a senadora, 28 milhões de brasileiros saíram da situação de miséria e, entre 2003 e 2011, outros 40 milhões de brasileiros ascenderam à classe média.
Da Redação em Brasília
Com Agência Senado