Bancários da Bahia comemoram 80 anos nesta segunda
Nesta segunda-feira (4), o Sindicato dos Bancários da Bahia completa 80 anos de história. Foi em 1932 que o funcionário do Banco do Brasil José Mutti de Carvalho fundou a entidade que atualmente é uma das mais representativas da categoria em todo o país. No início da noite haverá um coquetel para marcar a data, no Espaço Cultural Raul Seixas.
Publicado 04/02/2013 14:04
Durante o evento, os bancários serão convidados a voltar no tempo por meio das imagens capturadas ao longo de oito décadas. São manifestações por um ambiente de trabalho melhor, em defesa do emprego, as greves que fizeram da categoria uma das mais fortes do país e muitos outros fatos históricos.
A programação ainda conta com som ao vivo. Tudo para lembrar as inesquecíveis conquistas dos bancários e demais trabalhadores, grandes protagonistas de toda a história do Sindicato da Bahia.
Para a socióloga Petilda Vazques, o legado deixado por José Mutti teve um importante papel nos avanços. “Há uma ação apaixonada entre os sindicalistas que guardam essa memória. É uma ação sindical mais ousada, com mais fôlego, que dá força na greve. Tudo por conta dessa herança”.
A opinião é reforçada pelo atual presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Euclides Fagundes Neves. “Mutti de Carvalho foi uma liderança extraordinária para a categoria, não só por ser o fundador do SBBA. Ele ajudou também em importantes lutas para o país”.
Fonte: Sindicato dos Báncários da Bahia