Atividade com prefeitos e vices é aprovada por gestores de SP

O encontro nacional de prefeitos do PCdoB, ocorrido em Brasília nos dias 26 e 27 de janeiro, foi considerado fundamental pelo prefeito eleito de Apiaí, Ari Kinor. Mesmo aqueles que não puderam participar, como Daniel de Souza, vice-prefeito de Pradópolis, e Aguiar, prefeito reeleito de Monte Alegre do Sul, destacaram a presença do partido e do comitê Estadual dando assistência integral no início dos mandatos.

daniel, prefeito de pradópolis e Amazonas - Priscila Lobregatte

Para Ari o respaldo que o partido tem proporcionado é fundamental neste momento da administração. “O PCdoB está nos colocando em condições de igualdade com municípios maiores”, afirmou Ari. Segundo ele, a sensação, após o encontro do PCdoB e o congresso de prefeitos, é de que ele está mais preparado para administrar a cidade.

“O que me chamou a atenção foi a quantidade de projetos que tem o governo federal e são desconhecidos. O encontro do PCdoB nos fez ganhar tempo no congresso de prefeitos. Estávamos mais preparados”, completou Ari.

O prefeito de Monte Alegre do Sul disse que a obtenção de recursos junto ao governo Federal, em diversas áreas, foi fundamental para ele conseguir a reeleição. “É muito válida essa iniciativa do PCdoB. Apontar onde estão os recursos é fundamental para os prefeitos e para as equipes fazerem cumprir os programas de campanha”, lembrou Aguiar.

No primeiro mandato, de 2009 a 2012, ele contabilizou cerca de 14 projetos que receberam recursos do Governo Federal. “Nas gestões anteriores, entre 2000 e 2008, esses projetos não passaram de oito contemplados com recurso federal”, comparou.

Monte Alegre tem aproximadamente 7.400 habitantes e atualmente uma gestão prestigiada pelos prefeitos da região. Em fins de dezembro, Aguiar foi eleito presidente de dois consórcios importantes nas áreas de Saúde e Saneamento Básico do circuito das águas.

A principal meta neste início de administração é moradia popular que tem um déficit de aproximadamente 300 moradias no município. “Cumprimos o nosso programa de governo e fizemos uma administração para os menos favorecidos. A população aprovou o jeito de governar do PCdoB e além da reeleição elegemos o vereador mais votado da cidade que é o presidente da Câmara”, destacou Aguiar.

Daniel, vice-prefeito em Pradópolis não esteve no encontro de Brasília, porque ficou administrando uma crise na Educação herdada do antigo gestor do DEM. A contratação de professores nunca foi levada a sério pelo antigo prefeito e gerou um grande problema já que a maioria dos professores mantinha contratos temporários.

“A nossa visão é outra, de uma gestão transparente que valorize o profissional. É o jeito de governar do PCdoB”, explicou Daniel. O caminho foi realizar, de imediato, uma seleção de títulos e currículos com os profissionais para selecionar os professores. Ainda neste semestre será feito concurso público para trazer estabilidade ao sistema de educação municipal,aos profissionais e estudantes.

“Temos muito trabalho pela frente porque a prefeitura está com muitos equipamentos sucateados. A antiga administração era obscura e temos o desafio de tornar essa nova gestão eficiente e transparente. O partido tem nos apoiado muito”, destacou Daniel.

Segundo ele o partido está ficando conhecido em Pradópolis. Foram eleitos dois vereadores para a Câmara ficando com o PCdoB a presidência do Legislativo local. Nesta semana, Daniel esteve reunido com o deputado Estadual Alcides Amazonas em busca de parcerias entre o mandato estadual e Pradópolis.

O secretário de Organização do Comitê Estadual do PCdoB, Marcelo Cardia, saudou o esforço da Direção Nacional em realizar este encontro. “Dirigir prefeituras é uma obrigação e um desafio para o partido. Como em São Paulo a presença do PCdoB à frente do executivo municipal é recente, carecemos, ainda, de maior experiência, que um encontro como este pode passar para os nossos prefeitos e prefeitas eleitos em 2012”, declarou.

De São Paulo, Railídia Carvalho