Bancários da Bahia alertam sobre vigilância nas agências
O Sindicato dos Bancários da Bahia tem recebido uma série de denúncias sobre bancários obrigados a substituir os vigilantes nas agências por conta da greve nacional da categoria (os vigilantes). A entidade esclarece que o trabalhador bancário não tem treinamento em segurança, portanto, qualquer problema que ocorra é de inteira responsabilidade do banco.
Publicado 01/02/2013 13:07
Importante destacar que as agências que funcionam sem vigilante colocam em risco a vida do funcionário e também do cliente, uma vez que a segurança nas unidades bancárias é precária e faz da Bahia um dos estados com maior número de ataques a banco. Somente no ano passado, foram 167 ocorrências. Neste ano, o número já chega a oito.
O Sindicato também apoia a paralisação nacional de 24 horas dos vigilantes. A mobilização tem a intenção de pressionar as empresas de segurança para que cumpram imediatamente a lei nº 12.740/2012, sancionada no último dia 10 de dezembro pela presidenta Dilma, que garante o pagamento do adicional de risco de vida de 30% para todos os vigilantes patrimoniais.
Fonte: Sindicato dos Bancários da Bahia