Embaixador cubano na Venezuela ressalta mudanças na AL

O embaixador de Cuba na Venezuela, Rogelio Polanco, ressaltou nesta quinta-feira (31) a materializaão de uma mudança de época na América Latina, no contexto da recém concluída 1ª Cúpula da Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac).

Cuba

"Era impensável, no passado, Cuba assumir a presidência temporária da Celac. Isso demonstra a existência de uma mudança de época para a América Latina", afirmou o diplomata, entrevistado na rede Venezuelana de Televisão.

Leia também:
Cuba: "pensamento de Martí é referência nas lutas atuais"

"O que está ocorrendo é um processo de transformações em nosso continente que evidenciam mudanças nas relações entre governos, a partir de processos reivindicadores da soberania e a justiça social na América Latina", considerou.

Ele disse ainda que "Cuba agradece a confiança depositada e regerá a Celac com o conhecimento da existência de uma América Latina diversa e plural, ao mesmo tempo que se impõe a necessidade da unidade para enfrentar como bloco a crise climática, econômica e do capitalismo em general"

Assim mesmo, o embaixador reiterou os laços entre Cuba e Venezuela, nação onde permanecem em qualidade de cooperantes- confirmou- mais de 45 mil cubanos, como parte das missões sociais que leva adiante o governo do presidente Hugo Chávez, para melhorar o nível de vida dos venezuelanos.

O diplomata também recordou o simbolismo do 28 de janeiro, data em que a Ilha assumiu a presidência da Celac e que coincidiu com a comemoração do aniversário 160 do natalício do Herói Nacional de Cuba, José Martí, a quem Polanco qualificou de sustenta moral da nação e um dos mais excelsos exponentes do pensamento latino-americanista.

Fonte: Prensa Latina