Publicado 30/01/2013 17:42 | Editado 04/03/2020 16:47
Na ocasião dos 500 dias para a abertura dos jogos da Copa do Mundo em 2014, o presidente da Embratur, Flávio Dino, fez um balanço das ações promovidas para a divulgação do Brasil no exterior e ressaltou o planejamento feito pelo instituto para fortalecer a vinda de estrangeiros para o país. A entrevista foi concedida ao Portal da Copa.
Os números e as expectativas para os grandes eventos que acontecerão no Brasil a partir de 2013 trazem grandes oportunidades de manutenção de grande quantidade de turistas para o Brasil. Em 2013, a Jornada Mundial da Juventude (evento que reúne milhões jovens cristãos de todo o mundo) e a Copa das Confederações serão o ponto de partida para solidificar uma imagem positiva do Brasil nos turistas vindos de outros países.
Segundo Flávio Dino, o momento é de garantir o sucesso de todos esses eventos para que os turistas que vierem pela primeira vez ao Brasil levem boas referências do país para seus locais de origem.
“A nossa preocupação principal é garantir que a Copa do Mundo seja um sucesso do ponto de vista turístico. Isso significa não apenas garantir a presença dos 600 mil turistas estrangeiros projetados, como também garantir que este ciclo de crescimento do turismo internacional no Brasil vá além da Copa. O investimento que estamos fazendo é para mostrar os preparativos do Brasil e demonstrar que estamos aptos a sediar a Copa do Mundo com êxito. Ao mesmo tempo, buscamos dialogar com os operadores de turismo, mostrando as oportunidades de negócios que a Copa traz e apresentando os atrativos turísticos do Brasil,” disse Flávio Dino.
Para servir de apoio aos investimentos que estão sendo feitos desde 2011 no fortalecimento do turismo, a Embratur aposta nas pesquisas de perfil dos turistas que vêm ao Brasil e também no perfil que os interessados em viajar para cada um dos eventos dos quais o Brasil será sede. A intenção é fazer com que o turista possa chegar a outros pontos turísticos brasileiros, próximos às sedes de cada evento.
“Como somos um país extenso geograficamente, temos atrativos turísticos para todos os públicos. Seja aqueles que se interessam mais por ecoturismo e turismo de aventura; no segmento sol e praia, no qual o Brasil é reconhecido mundialmente; mas também no turismo cultural. Pelo fato de a Copa ter 12 cidades-sede, abre-se a possibilidade de apresentarmos aos turistas potenciais esse cardápio completo que o Brasil representa,” analisou.
Os investimentos que estão sendo feitos devem ser revertidos em crescimento permanente na infraestrutura brasileira. Flávio Dino destacou a importância de que esses investimentos fiquem como legado ao povo brasileiro.
“Precisamos fazer com que os ganhos de infraestrutura sejam tangíveis, sejam de fato concretizados, não só alcançando portos e aeroportos, mas também a qualificação da nossa rede hoteleira e dos recursos humanos. Esse é um investimento de grande importância, não só para os eventos em si, mas sobretudo para nossa nação e para a meta de elevar a qualidade de vida do nosso povo”, defendeu.
Dino fez ainda um balanço da atuação da Embratur no último ano e projeções para 2012 e 2013, estabelecendo perspectivas de aumento do turismo no país: “Nós fechamos 2012 com ingressos de divisas do turismo internacional na ordem de US$ 6,6 bilhões. Em 2013, vamos alcançar a casa dos US$ 7 bilhões. Com isso, dá para imaginar que no ano de 2014 nós vamos chegar a algo em torno de US$ 8 bilhões no ano oriundo do turismo internacional.”
Da Redação Vermelho / Maranhão