Embaixador venezuelano na ONU destaca governo de Hugo Chávez 

“O presidente venezuelano, Hugo Chávez, representa um modelo de conduta política fundada na honestidade, ética e entrega aos povos”, afirmou o embaixador da Venezuela nas Nações Unidas, Jorge Valero.

Chávez

O diplomata falou, no último sábado (5), em um ato de apoio ao presidente, proposto pelas organizações Venezuelanos Bolivarianos Unidos em Nova Iorque e a Juventude do Partido Socialista Unido da Venezuela, pelo Partido Nacionalista do Porto Rico e Movimentos Nacional Independentista Hostosiano e Independentista do Porto Rico.

Leia também:
Venezuela: Diosdado Cabello é reeleito presidente da AN

Em sua intervenção, o embaixador destacou que Chávez encarna os sonhos e esperanças do povo venezuelano e de todos os povos da terra. "Sob sua liderança, a Venezuela demonstra ao mundo, nesta hora da história, que o socialismo pode ser construído em liberdade e democracia", apontou.

Ele disse que a proposta do chefe de Estado tem sido aprofundar a democracia participativa para atingir um pleno exercício dos direitos humanos e das liberdades fundamentais e lembrou da persistência de Chávez na necessidade de transformar profundamente o injusto sistema capitalista e o regime político e jurídico herdado.

Valero destacou que os venezuelanos, através da construção do Socialismo do Século 21, têm derrotado o totalitarismo midiático das multinacionais do capital “sob a liderança do presidente construímos um país mais justo, igualitário e humano, em plena democracia”, enfatizou o embaixador.

Nesse sentido, realçou as políticas sociais inclusivas, a recuperação dos recursos naturais, a criação de milhões de empregos, a construção de moradias e a garantia dos direitos à saúde, educação e aposentadoria.

No plano internacional, Valero apontou Chávez como símbolo de integração com justiça social e um emblema da luta pela unidade na América Latina e o Caribe. Enfatizou a importância da Aliança Bolivariana para os Povos da Nossa América (Alba), a União de Nações Sul-americanas (Unasul), a Comunidade de Estados Latino-americanos e Caribenhos (Celac) e o Mercado Comum do Sul (Mercosul)

"A figura mais influente nestes processos de integração solidária da América Latina e o Caribe foi, sem lugar a dúvidas, o Comandante Presidente Hugo Chávez Frias", disse ao detalhar sua contribuição "à construção da Pátria Grande: Nossa América".

Trata-se de "um revolucionário dotado de uma visão estratégica humanista, uma prístina inteligência, uma grande sensibilidade humana e um compromisso com os oprimidos sem comparação neste tempo histórico", expressou.