UNE lamenta a morte de Irun Sant'Anna; um de seus fundadores

A União Nacional dos Estudantes (UNE) divulgou nesta quarta-feira (2) nota lamentando a morte de um dos seus fundadores, o médico Irun Sant'Anna, ocorrida no último domingo (30). Aos 94 anos de idade, ele sofreu falência múltipla dos órgãos.

De acordo com o comunicado, trata-se de “um dos brasileiros a serem reverenciados pelos sentimentos de coletividade, cidadania, defesa da juventude e do Brasil que levaram aqueles jovens de 1937 a mudar o rumo da história nacional”.

O texto ressalta que a “UNE de Irun Sant'Anna se transformaria naquela entidade que combateu o nazi-fascimo no país durante a 2ª Guerra Mundial, que lutou pelo petróleo nos anos 1950, que enfrentou heroicamente a ditadura civil-militar, conquistou a democracia, pintou as caras, foi às ruas e se firmou como um patrimônio de todo o povo brasileiro”.

Ao destacar papel da entidade na luta estudantil, a nota diz que Irun Sant'Anna “é um nome a ser guardado por todos os jovens brasileiros que não desistem de seus próprios sonhos”, e acrescenta que a sua trajetória “será uma lembrança permanente, o vento a nortear os nossos rostos e bandeiras em direção a um país mais justo, soberano, com mais participação e oportunidades para todos, em qualquer parte”.

Ainda segundo a nota, apesar da idade avançada, Sant'Anna, “ainda lúcido, com o espírito jovem e os mesmos ideais que o levaram a construir uma das maiores organizações da sociedade brasileira”, esteve recentemente presente em diversas atividades realizadas pelos estudantes, como o aniversário de 75 anos da UNE em agosto do ano passado, no Rio de Janeiro.

A entidade informou ainda que prestará uma homenagem a Irun no próximo Conselho Nacional de Entidades de Base, entre os dias 18 e 21 de janeiro, em Recife (PE). “Irun era o último dos fundadores da UNE ainda vivo”, diz a nota.

Leia abaixo a íntegra da nota:

A União Nacional dos Estudantes (UNE) recebe com pesar a notícia do falecimento de Irun Sant’Anna ocorrido no último dia 30 de dezembro de 2012. Aos 94 anos de idade, ainda lúcido, com o espírito jovem e os mesmos ideais que o levaram a construir uma das maiores organizações da sociedade brasileira, Irun esteve recentemente presente em diversas atividades realizadas pelos estudantes, como o aniversário de 75 anos da entidade no último mês de agosto, no Rio de Janeiro. Irum era o último dos fundadores da UNE ainda vivo.

Irun é um dos brasileiros a serem reverenciados pelos sentimentos de coletividade, cidadania, defesa da juventude e do Brasil que levaram aqueles jovens de 1937 a mudar o rumo da história nacional. A UNE de Irun Sant’Anna se transformaria naquela entidade que combateu o nazi-fascimo no país durante a segunda guerra mundial, que lutou pelo Petróleo nos anos 50, que enfrentou heroicamente a ditadura civil-militar, conquistou a democracia, pintou as caras, foi as ruas e firmou-se como um patrimônio de todo o povo brasileiro.

Irun Sant’Anna é um nome a ser guardado por todos os jovens brasileiros que não desistem de seus próprios sonhos. Irun será uma lembrança permanente, o vento a nortear os nossos rostos e bandeiras em direção a um país mais justo, soberano, com mais participação e oportunidades para todos, em qualquer parte.

A UNE prestará homenagens à altura de seu fundador no próximo Conselho Nacional de Entidades de Base (CONEB), entre os dias 18 e 21 de janeiro, na cidade de Recife (PE). Porém, a maior lembrança e saudação a Irun Santanna, neste ano de 2013 e em todos os outros, será a ocupação das ruas, a massificação das lutas do movimento estudantil brasileiro, a defesa da educação e da juventude como o valor máximo de um país no qual os estudantes e o povo estão juntos, lado a lado, caminhando para o futuro que todos queremos.

União Nacional dos Estudantes
2 de janeiro de 2013
 

Infomações da Agência Brasil e do Portal da UNE