Ban Ki-moon e chanceler sírio conversam sobre violência no país
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, conversou nesta segunda-feira (17) com o chanceler da Síria, Walid al Moualem, sobre a atual situação no país árabe, de acordo com informações veiculadas pelo porta-voz oficial da ONU, Martin Nesirky.
Publicado 17/12/2012 16:53
O porta-voz disse que o diálogou girou em torno da "escalada de violência" registrada nos últimos dias no país árabe e os acontecimentos registrados no acampamento de refugiados palestinos de Yarmouk, em Damasco.
Nesirky explicou que o conteúdo da conversação está refletido em um comunicado emitido à noite pelo titular da ONU, que pediu que as ações de combate sejam encerradas e que se inicie um novo diálogo para "uma transição política pacífica" na Síria.
Ainda assim, enfatizou a necessidade de por um fim aos bombardeios contra centros urbanos e ataques contra a população civil.
Ban Ki-moon reiterou seu pedido à comunidade internacional para realizar todos os esforços para "deter a trágica espiral de violência na Síria e promover um processo político inclusivo em busca de uma transição política pacífica".
O secretário-geral lembrou também às partes em conflito que os ataques indiscriminados e desproporcionados contra civis e as operações militares sobre áreas povoadas constituem-se em "crimes de guerra".
Fonte: Prensa Latina