Exposição marca encerramento dos cursos do Instituto Mauá

A partir desta sexta-feira (14/12), a Galeria Mestre Abdias, sede do Instituto Mauá-Pelourinho, em Salvador, recebe os trabalhos de conclusão dos cursos de artesanato oferecidos pelo Instituto. Os 80 alunos terão a oportunidade de apresentar suas criações para o público, como resultado das aulas de cerâmica escultórica, cerâmica de torno, bordado à mão, bordado à máquina e tecelagem. As obras ficarão expostas até o dia 28, com visitação de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h30.

Entre as peças expostas, destaque para um presépio em tamanho natural, que mistura as diversas técnicas: os personagens são feitos de cerâmica, enquanto as suas vestes combinam tecelagem e bordado. O clima de Natal é realçado ainda por uma árvore, enfeitada com miniaturas bordadas à mão. A mostra também traz esculturas, máscaras e tecidos diversos.

Ministrados por artesãos, os cursos de artesanato são abertos a toda população, a partir dos 16 anos. Não é exigido experiência ou conhecimentos técnicos. A partir do ano que vem, os cursos serão inteiramente gratuitos. “É uma forma de expandir a formação artesanal, tornando os cursos mais acessíveis”, afirma a gerente de Fomento ao Artesanato do Mauá, Ângela Virgens.

As aulas acontecem no Mauá-Pelourinho, duas ou três vezes por semana, nos turnos matutino e vespertino. Cada turma é composta, no máximo, por 20 alunos.

Ao final do curso, os graduandos estão aptos a se cadastrarem no Instituto Mauá para ter acesso à Carteira de Artesão, mediante avaliação da sua produção. Gratuito, o cadastro dá acesso às feiras e eventos promovidos pelo Instituto, além de isenção de 17% no ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) sobre a venda das peças.

Fonte: Ascom/Instituto Mauá