Deputados vão ao Haiti acompanhar ações humanitárias brasileiras
Um grupo de parlamentares viaja, nesta quarta-feira (5), para o Haiti onde deve permanecer em visita oficial até o próximo sábado (8). O objetivo da viagem é avaliar e acompanhar as ações humanitárias desenvolvidas pelo Exército Brasileiro na reconstrução do Haiti Da comitiva fazem parte da presidenta da Comissão de Relações Exteriores da Câmara, deputada Perpétua Almeida (PCdoB-AC) e a deputada Jô Moraes (PCdoB-MG), que integra a Frente Parlamentar de Defesa Nacional.
Publicado 05/12/2012 09:58
Perpétua Almeida avalia que o Exército Brasileiro, sob a coordenação das Nações Unidas, desenvolve importante trabalho de estabilização naquele país, onde a maioria da população está abaixo da linha da pobreza. Atualmente, encontram-se no Haiti cerca de 2.600 militares brasileiros.
Após ser atingido por um terremoto que devastou sua capital, Porto Príncipe, deixando milhares de mortos, em janeiro de 2010, a situação no Haiti tornou-se mais difícil, exigindo um esforço conjunto de várias nações para salvar vidas e reconstruir a infraestrutura básica do país.
“Também nesse difícil momento, o Exército Brasileiro assumiu preponderante papel de liderança, coordenando o imenso esforço empreendido para reerguer aquela Nação”, diz Perpétua, lembrando que, passados dois anos da tragédia, a presença da comunidade internacional no Haiti se reduziu drasticamente.
Jô Moraes lembrou que, além de acompanhar o trabalho da missão militar naquele país, a visita também tem o objetivo de fortalecer as relações políticas entre os dois países e entre o Parlamento brasileiro e o Parlamento haitiano.
A comitiva é integrada ainda pelos deputados Leonardo Gadelha (PSC-PB) e Gonzaga Patriota (PSB-PE).
Da Redação em Brasília