Mercosul: Brasil e Uruguai fortalecerão relações bilaterais

Os presidentes Dilma Rousseff e José Mujica (Uruguai) assinarão na próxima semana na cúpula do Mercado Comum do Sul (Mercosul), um acordo que aprofundará a relação atual entre os países.

Segundo informou nesta quinta-feira (29), a chancelaria uruguaia, este acordo aprofundará a já frutífera relação que existe entre o Uruguai e o Brasil, constituindo um momento histórico de integração bilateral e servindo de exemplo a ser replicado na região".


Leia também:
Patriota fala em área de livre comércio na América do Sul em 2019

O documento, a ser assinado no próximo dia 7, em Brasília, "tem como objetivo assegurar a fluência do intercâmbio comercial bilateral e promover a ampliação e consolidação do comércio de bens e serviços", agregou a chancelaria.

Seu texto, concluído na última quarta-feira (28) na terceira rodada de negociações no Rio de Janeiro, estabelece, entre outras medidas, mecanismos de consulta bilateral, disposições em matéria sanitária e fitossanitária, produtos sujeitos a vigilância sanitária, regulamentos e procedimentos técnicos e alfandegários simplificados.

A 3ª reunião do Grupo de Alto Nível Brasil-Uruguai corresponde ao acordo dos mandatários Dilma e Mujica, assinado em julho passado, de "elaborar um novo modelo de integração entre ambos países".

Fonte: Prensa Latina