Há 80 dias no ar, Marxismo21 divulga o pensamento revolucionário
Um motivo para comemorar. O blog Marxismo21, editado por intelectuais marxistas brasileiros, chega aos seus 80 dias, já alcançando amplitude e significativa dimensão.
Publicado 04/11/2012 10:24
O blog já conta com 854 pessoas cadastradas. Segundo seus editores, mesmo sem informações precisas e objetivas, sabe-se que os cadastrados não são apenas acadêmicos. Professores do ensino médio e militantes de movimentos sociais têm acompanhado o blog e manifestado suas opiniões e sugestões.
As visitas até agora totalizam 20.734 e cifram-se em 84.365 as páginas visualizadas. Outro dado relevante: 475 downloads (artigos, entrevistas, dossiês etc.) foram feitos (uma média de 6 por dia). Como a reprodução de textos – acessados no blog via links – não é computada por WordPress, pode-se inferir que muitos outros textos foram baixados nesse período.
Para os Editores de Marxismo21 estes auspiciosos dados têm sido possíveis devido à colaboração dos membros do conselho consultivo, dos editores de revistas marxistas e amig@s – espalhados por todo o país – que têm apoiado esta proposta democrática, solidária e militante no campo das esquerdas e do marxismo no Brasil.
Em nota enviada ao Vermelho, os editores de Marxismo21 assinalam: “Criado há 80 dias, o blog Marxismo21 é uma proposta editorial unitária, solidária e militante no terreno do marxismo brasileiro. Tendo as características de um arquivo da produção intelectual marxista no Brasil contemporâneo, o blog divulga artigos, dossiês, entrevistas, dissertações e teses acadêmicas bem como lançamento de livros e revistas, audiovisuais (documentários, filmes, cursos etc.), sites de instituições culturais e de pesquisas etc. Embora seus criadores sejam pesquisadores universitários de várias partes do país, o blog procura ser um valioso instrumento na luta teórica e política que enfrentam os militantes socialistas. Como é afirmado na proposta editorial, Marxismo21 se consolidará e será bem sucedido desde que tenha a solidariedade ativa dos editores, dos autores e dos movimentos sociais e políticos de esquerda do país”.
O endereço de Marxismo21 é www.marxismo21.org . Seu conselho editorial é formado por Caiio Navarro de Toledo, Danilo Martuscelli, Fernando Ponte de Souza, Luciano Martorano, Muniz Ferreira, Ricardo Figueiredo de Castro e Sofia Manzano.
Da redação