Em debate na TV, Vanessa defende intervenção imediata na saúde
Seis candidatos à Prefeitura de Manaus participaram, nesta segunda-feira (1º), do debate realizado pela TV A Crítica da Rede Calderaro de Comunicação. No encontro, foram apresentadas propostas sobre temas como saúde, educação e transporte.
Publicado 02/10/2012 10:54
Vanessa criticou a administração municipal e destacou que seu partido, o PCdoB, nunca apoiou e nem aceitou apoio do atual prefeito Amazonino Mendes (PDT)). “Meu vice, Vital Melo, foi indicado pelo PT, do ex-presidente Lula e da presidenta Dilma”. Veja, a seguir, os principais pontos colocados por Vanessa durante o debate, que apresentou, com serenidade, vários pontos de seu programa de governo:
Saúde
“Imediatamente vamos começar a construção de 70 novas unidades básicas de saúde e implantar mais 220 equipes de saúde da família. A atual Prefeitura abandonou essa área e há bairros, como no Parque São Pedro, onde há 30 mil pessoas sem nenhuma unidade básica de saúde, por isso há a necessidade de uma intervenção imediata na área de saúde.”
Vice
“Vital Melo foi indicado pelo PT, o partido da presidenta Dilma e do ex-presidente Lula. O Vital Melo é nosso vice, está nas nossas caminhadas e em todo nosso material de campanha: sou muito honrada e mostro os apoios que tenho. Fazemos oposição ao prefeito Amazonino Mendes por ter tentando impedir o gasoduto Coari-Manaus se instalar aqui, por ter feito uma má administração à cidade. Amazonino também privatizou o serviço de água e Serafim manteve a privatização. O PDT apoia o candidato tucano. Meu partido, o PCdoB, nunca apoio ou aceitou apoio de Amazonino”.
Educação
“Fui professora da rede estadual de ensino, e graças à nossa luta, conquistamos o piso salarial da categoria. E é um crime o que o prefeito atual deixou de fazer: ele não colocou para funcionar uma creche sequer, e as mães têm de deixar as crianças ou com os tios e avós ou largar o emprego. No meu plano vou construir as creches, e serão 55 imediatamente. Também vou fazer o programa reforço escolar, porque por isso que nosso Ideb é ruim, porque a base é ruim. E vamos começar a implantar as escolas em tempo integral, e fazer com parcerias com o governo estadual, federal e as igrejas evangélicas e católicas. Vejo educação como investimento e não como um gasto. E, além da construção de creches e escolas, vou valorizar os professores.”
Modernidade na administração
“O poder público pode ser eficiente. Se Deus me permitir e for eleita, vou modernizar e descentralizar a administração. Criarei as seções administrativas na cidade. E vou aplicar a lei da Transparência na administração, para que o cidadão possa saber onde se gasta o dinheiro público.”
Zona Franca de Manaus
“Lula prorrogou por dez anos a Zona Franca de Manaus, isso nunca ocorreu no governo tucano de Fernando Henrique Cardoso, quando o candidato tucano à Prefeitura foi ministro e nunca teve força para isso. Além disso, o candidato tucano à Prefeitura recebeu R$ 800 mil do PSDB de São Paulo uma semana depois de dizer que tinha rompido com Alckmin, o governador de São Paulo, que entrou recentemente com Adin querendo o fim da Zona Franca de Manaus.”
Apoio das igrejas
“Opção religiosa é uma decisão pessoal. Sou católica e de família católica. Meu partido é democrático e respeita todas as religiões. Aliás, em 1946, o escritor Jorge Amado, então deputado federal pelo Partido Comunista Brasileiro (PCB), foi autor de emenda constitucional que assegurou a Lei de Liberdade Religiosa no Brasil. Não estou dando importância a isso (religião) só na eleição porque como pessoa, e em toda minha vida como parlamentar, sempre procuro fazer o bem para as pessoas. Sou daquelas que pensa não basta falar, precisa fazer. O princípio da família eu trago e quero fazer muita parceria, com a igreja católica, com a igreja evangélica, para fazer cursos de reforço, por exemplo.”
Informações da assessoria da candidata