Venezuela: Deputado suspeito de suborno será ouvido nesta quarta

Uma comissão especial da Assembleia Nacional da Venezuela interpelará nesta quarta-feira (26) o deputado opositor, Juan Carlos Caldera, que é invesigado por supostos atos de corrupção.

A conduta de Caldera foi denunciada em uma coletiva de imprensa no último dia 13 de setembro por um grupo de legisladores socialistas, que mostraram um vídeo no qual o deputado aparece quando recebia certa quantidade de dinheiro em espécie enviado por alguém que foi identificado apenas como "o chefe".


Leia também:
Caso de suborno da oposição venezuelana é debatido nesta terça

Da filmagem se deduz que o dinheiro estave destinado a pagar gestões para marcar um encontro entre "o chefe" e o candidato opositor Henrique Capriles, preferivelmente fora da Venezuela, por questões de segurança.

O Parlamento criou uma comissão especial para investigar esses fatos, que está presidida pelo deputado socialista Elvis Amoroso, que assegurou que dariam todas as garantias a Caldera para que apresentasse suas provas.

Enquanto isso, disse, "nós vamos aprofundar a investigação, especialmente o que tem a ver com o financiamento dessa campanha eleitoral da oposição".

Caldera deverá esclarecer nessa quarta-feira se o dinheiro recebido provem de fontes ilícitas e estava destinado a financiar a campanha de Capriles.

Amoroso reiterou que a comissão especial que investiga o caso Caldera, conformada também pelos deputados Luis Acuña, Hiram Gaviria e Juan Carlos Aleman, apresentará um relatório preliminar sobre esse fato antes das eleições do próximo dia 7 de outubro.

Fonte: Prensa Latina